sábado, 11 de junho de 2011

ENERGIAS, PENSAMENTOS E SENTIMENTOS

Contribuição De: CARLA COSTA <carla.caclas@gmail.com>
Para: UGA
Assunto: TEXTO: Energias, pensamentos e sentimentos


 TEXTO PARA CONHECIMENTO E ESTUDOS ...
"Para que toda a energia da alma se desfira, os rigores da adversidade são-lhe de proveito."
François Chateaubriand

Energias, pensamentos e sentimentos



A palavra energia vem do grego ENÉRGEIA e significa atividade ou movimento. O prefixo "bio" também vem do grego BIOS e significa vida. Assim, energia é movimento ou atividade, e bioenergia é o movimento ou atividade da vida ou de tudo o que é vivo; ou o movimento/atividade que caracteriza tudo o que tem vida.
Hoje a Física já reconhece que tudo no universo é energia, em variados graus de condensação. Assim, até a matéria mais grosseira de que é feito o nosso corpo físico é energia e, portanto, é movimento.
Se tudo no universo é energia e energia é movimento, tudo possui uma vibração característica, uma pulsação, uma freqüência própria, de acordo com a velocidade com que o seu movimento próprio se repete num determinado espaço de tempo.
Tipos e fontes de energias
Com base no que diz Wagner Borges em seu site em www.ippb.org.br, temos:



  • Energia cosmica ou imanente
- é o principio vital que interpenetra e nutre a todas as coisas do universo interdimensional. É, aparentemente, onipresente e impessoal, permeando praticamente todos os planos de manifestação. - é a energia cósmica que a consciência (espírito) absorve e emprega em todas as suas manifestações. Essa energia consciencial é chamada, em geral, de energia anímica ou magnetismo pessoal. Ao ser metabolizada pela consciência, a energia cósmica deixa de ser impessoal e assume as características pessoais da criatura.
  • energia consciencial ou pessoal


  • As energias que os seres vivos absorvem e metabolizam são oriundas de fontes variadas, tais como o Sol, o espaço infinito, o próprio planeta, a água, os outros astros do universo, e outras fontes básicas como:
    • ar atmosférico, através do aparelho respiratório e da pele;
    • alimentação com sólidos e líquidos, através do aparelho digestório;
    • absorção de energia pelos chacras;
    • sono, através da descoincidência dos veículos de manifestação da consciência;
    • absorção de energia de outros seres viventes.



    Depois de absorvida, a energia cósmica se transforma em energia consciencial ou pessoal, assumindo as características vibratórias pessoais da criatura que a absorveu. Desta forma, é natural que falemos da relação entre energias, pensamentos e sentimentos.

     




    Pensamentos e sentimentos são atividades pessoais dinâmicas e contínuas de cada consciência. Todos as criaturas pensam e sentem 24 horas por dia, acordadas ou adormecidas. E são os seus pensamentos e sentimentos que as identificam espiritual e energeticamente no universo.
    Por serem atividades muito dinâmicas, pensamentos e sentimentos agem facilmente nas energias ambientes e de outras criaturas, atuando diretamente sobre elas, interferindo em suas características, intensificando-as ou anulando-as, ao mesmo tempo em que sofrem a ação de todas elas.
    Natural, portanto, que pensamentos e sentimentos sejam captadores, transformadores e emissores ou irradiadores de energias, de consciência para consciência, entre consciência e ambiente, da consciência para si mesma, etc.



    Vejamos o que diz Ricardo Di Bernardi, médico homeopata, espírita, presidente da Associação Médica Espírita de Santa Catarina, em sua coluna no site "A Jornada" (www.ajornada.hpg.ig.com.br):
    Nós, médicos homeopatas e espíritas, procuramos esclarecer que a origem das doenças costuma estar numa causa ou fator de origem espiritual. Ou seja, quem adoece inicialmente é a alma do indivíduo. Seus sentimentos e pensamentos fragilizam-no, permitindo que adoeça.
    Adoecemos, quase sempre, pelo desequilíbrio psíquico, o qual provoca uma alteração energética (fluídica), que irá repercutir depois no corpo físico.
    Daí a importância do conselho de Jesus quando disse "orai e vigiai". Não se trata de algo místico, misterioso ou religioso, mas de regra básica de bem estar físico, espiritual e energético, pois quando vigiamos nossos pensamentos, alinhando-os cosmoeticamente, e mantemos nossos sentimentos em ;oração;, ou seja, voltados para o amor incondicional e irrestrito que, em essência, é o próprio Deus ou o que quer que entendamos como o ser supremo do universo, não há como não estarmos em sintonia com o bem maior, o bem universal, o bem de tudo e de todos, inclusive o nosso próprio.



    Energias e alimentação
    Assim como as pessoas, os alimentos também têm energias e características próprias. Há os mais densos e os mais leves, os mais excitantes e os mais calmantes, os mais e os menos gordurosos, os de mais difícil digestão, os mais ricos em vitaminas, em proteínas, em água, etc.
    Cada uma dessas características físicas tem o seu correspondente energético, ou seja, de acordo com as características materiais de um determinado alimento é possível determinar algumas de suas características bioenergéticas. E essas características devem ser sempre consideradas pela pessoa em sua alimentação, de acordo com suas próprias características, necessidades e atividades, físicas ou espirituais.
    No entanto, não há receita, não há regra, não há certo e errado, não há melhor ou pior, pois as qualidades morais/espirituais/energéticas de uma consciência só são determinadas por seus pensamentos e sentimentos, não por sua alimentação, muito embora os alimentos possam INTERFERIR em suas energias.
    Assim, RECOMENDA-SE, SUGERE-SE, que o consumo excessivo de determinados alimentos seja EVITADO por médiuns e pessoas com atividades espirituais e energéticas regulares, especialmente nos dias de trabalho. Com base nas características materiais, fica fácil determinar quais são alguns destes alimentos:

    1. carnes, principalmente as vermelhas
    2. , por serem de mais difícil digestão, sobrecarregando o sistema digestório, além de, muitas vezes, estarem carregadas das energias de medo e angústia porque passou o animal no momento do abate. Os animais de carne vermelha, em geral, são mamíferos e têm já uma consciência primitiva mais individualizada que lhes permite imprimir em seu corpo físico as energias dessas emoções mais densas. Já os animais de carne branca têm um nível de consciência mais primitivo e mais grupal, e não conseguem ter essa percepção de si mesmos e do momento do abate.
                  Sobre o efeito da carne vermelha para o médium, vejamos também o que diz o Dr. Ricardo Di Bernardi em sua coluna:

                  Vamos emitir uma hipótese como exercício de raciocínio, e não como verdade doutrinária.
                  Lembramos que o mamífero foi morto precocemente, portanto cheio de vida, ou seja, de energia vital em seus tecidos para uma encarnação de muitos anos ainda. Sua carne, portanto, encontrava-se plena de energia vital ("fluido vital"). Parte deste fluido vital permanece nos matadouros e costuma ser vampirizada pelos espíritos enfermos e desequilibrados que tenham o corpo astral (perispírito) muito denso.
                  Outra parte desta energia vital, não sendo vampirizada, e não retornando à massa de energia do universo, como ocorre nas mortes naturais, fica impregnada na carne.
                  Ao ingerirmos a carne (nos referimos, em especial, aos mamíferos), há uma decomposição ou fragmentação de seus subcomponentes (aminoácidos, etc.), os quais serão absorvidos pelo nosso sangue. A energia vital é também absorvida, encaminhando-se para o nosso corpo vital (denominação de Kardec), ou corpo etérico, que é o campo de energia fixadora do perispírito ao corpo biológico.
                   
                  Este corpo vital (corpo etérico), ao absorver esta energia vital do mamífero, torna-se mais denso, mais "oleoso", dificultando o trânsito das energias do corpo biológico para o corpo espiritual (perispírito).


                  Estas são apenas SUGESTÕES básicas e cada um deve adaptá-las às suas próprias necessidades e características, acrescentando ou retirando itens desta lista, sempre que julgar conveniente.
                  Além destes alimentos, citaríamos também as drogas, em geral, inclusive o fumo, de qualquer tipo, e os medicamentos que atuam diretamente sobre o sistema nervoso, como que interferem na qualidade de nossas energias vitais e, consequentemente, na qualidade do nosso trabalho espiritual.
                  Limpeza e harmonização energética
                  Limpeza energética é toda e qualquer prática que melhore a qualidade das energias de alguém, eliminando e transformando energias pesadas e prejudiciais, e não precisa, nem deveria, ser promovida de fora para dentro ou por terceiros.
                  Qualquer criatura está habilitada, pela própria natureza, a fazer sua própria limpeza energética, harmonizando-se e mantendo-se equilibrada. Qualquer um é capaz de captar, transformar e emitir energias, bastando para isso disparar pensamentos e sentimentos adequados, por meio da VONTADE.

                  "Os amigos espirituais nos falam que é bom evitar carne vermelha nos dias de sessão mediúnica. Dizem eles que a carne dos mamíferos possui energia vital de densidade muito semelhante à nossa, o que leva a uma aderência maior desta energia ("fluido vital;) ao nosso campo de energia vital.



                  Quando se fala em força de vontade, tem-se a idéia de algo puramente filosófico, ou apenas de força de expressão. No entanto, a vontade é, de fato, uma força que, quando acionada por nós, pode muito, especialmente quando associada a pensamentos e sentimentos elevados.
                  Um pensamento alimentado pela vontade pode mover montanhas de dificuldades, dores, perseguições, traumas, etc. E é por meio dessa força natural, com que todos estamos equipados, que se pode realizar uma limpeza energética contínua, evitando que influências negativas do ambiente e de outras criaturas possam penetrar nosso campo energético e interferir em nosso bem estar.
                  Além da capacidade natural que todos temos de realizar nossa própria limpeza e harmonização energética, dispomos ainda de alguns métodos que podem ajudar nesse processo, facilitando o fluxo das energias e favorecendo a sua harmonização. Esses métodos são conhecidas por vários nomes como prece, passe, bênção, Johrei, benzimento, Reiki, cura prânica, homeopatia, acupuntura, yoga, etc. e muitos deles usam, principalmente, as mãos como instrumentos.
                  Isso se explica pelo chamado poder das pontas descrito em Física e também aplicável nos meios espiritualistas. Antes de ser irradiada, é nas mãos que a energia se concentra, direcionada, principalmente, pela vontade que, por sua vez, é disparada pelos pensamentos e pelos sentimentos.

                  Nenhum comentário:

                  Postar um comentário

                  Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...