domingo, 31 de julho de 2011

As cidades mais ecológicas do mundo

As cidades mais ecológicas do mundo

https://sites.google.com/site/svmatrilhasurbanas/news/ascidadesmaisecologicasdomundo
postado em 19/07/2011 14:06 por Trilhas Urbanas   [ 25/07/2011 12:17 atualizado‎(s)‎ ]
Diante das mudanças ocorridas no nosso meio ambiente nos últimos anos, além das amplas discussões sobre desenvolvimento sustentável que vêm permeando a mídia - ainda que o tema gere discussões polêmicas entre diversos ambientalistas ao redor do mundo - é interessante fazer uma breve análise das principais cidades ecológicas do mundo.
Embora haja várias discordâncias em relação as mais diversas listas, aí vão cinco cidades que não são necessariamente as mais "verdes" do mundo, mas que estão no caminho certo para tornarem-se mais ecológicas.
 
Vancouver - Canadá 
Com dois milhões e duzentos mil habitantes na região metropolitana, aproximadamente, a cidade fundada em 1862 foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, cujo tema foi a sustentabilidade: até mesmo as medalhas dos atletas vencedores eram feitas de metal previamente jogado fora. Atualmente, 90% do abastecimento de energia da cidade é realizado através de fontes renováveis, como ondas, vento, painéis solares e usinas hidrelétricas. Seus prédios tem altura máxima de 150 metros para preservar o relevo montanhoso que cerca a metrópole.
 
Malmö - Suécia
Com uma população de 605 mil pessoas na região metropolitana, Malmö é a terceira maior cidade do país, conhecida pela sua grande quantidade de parques e áreas verdes. Além disso, o elevado número de ciclovias impede o congestionamento e portanto, a emissão maior de CO2. Devido à 20% de sua população ser estrangeira, ela se torna também um pólo cultural na Suécia.
 
Curitiba - Brasil
O Brasil está bem representado com Coritiba, fundada em 1654 e capital do estado do Paraná desde 1854, atualmente possuindo cerca de 1,8 milhão de habitantes. Com grande concentração de parques e bosques por toda a sua extensão, ela é considerada a capital ecológica do país. Seu sistema de transporte também é considerado extremamente eficiente, aconselhando a população da cidade a utilizar com menor frequência seus veículos, dessa forma, diminuindo as concentrações de monóxido de carbono.
 
Portland - Estados Unidos
 
Ainda que os Estados Unidos da América sejam um dos países mais poluentes do mundo - juntamente da China - Portland no estado do Oregon investiu em sistemas de locomoção como ciclovias e ferrovias, também se responsabilizando em diminuir as emissões de gases poluentes e passou a construir seus edifícios com materiais "ecológicos".
 
Reykjavik - Islândia
 
A Islândia figura no topo da lista dos principais países ecologicamente sustentáveis e Reykjavik é considerada por muitos a cidade mais sustentável do planeta. Ela também é a capital mais setentrional do mundo: nascida em 1786 a cidade que fica extremamente próxima do Círculo Polar Ártico possui dias que duram quatro horas durante o inverno, e noites que não existem no verão. Sua energia é produzida através de hidrelétricas e usinas geotermais (a cidade é ponto de diversos gêiseres [o nome dela significa 'Baía Fumegante']), e seu sistema de transporte coletivo opera através de hidrogênio. O ar da região é tão puro, que muitos turistas vão visitá-la apenas para conhecer seu sistema de sustentabilidade.
 
Fonte:
 
Trilhar é preciso!
https://sites.google.com/site/svmatrilhasurbanas/news/ascidadesmaisecologicasdomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...