segunda-feira, 3 de outubro de 2011

G1- BEM ESTAR - NA SAÚDE

28/09/2011 10h22 - Atualizado em 28/09/2011 16h53

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/09/por-dia-cerca-de-500-brasileiros-descobrem-que-tem-diabetes.html

Por dia, cerca de 500 brasileiros descobrem que têm diabetes

Endocrinologistas Alfredo Halpern e Marília Gomes foram convidados.
Saiba como reconhecer os sintomas da doença e buscar tratamento.

Do G1, em São Paulo


Diariamente, cerca de 500 brasileiros descobrem que têm diabetes, uma doença metabólica provocada pelo excesso de açúcar no sangue que acomete 10 milhões de pessoas no país.
Em todo o mundo, a epidemia atinge 366 milhões de indivíduos e mata 4,6 milhões por ano. Para aprofundar o assunto, o Bem Estar desta quarta-feira (28) recebeu os endocrinologistas Alfredo Halpern e Marília Gomes.
Manter o peso, não fumar, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios e fazer check-ups regulares são cinco dicas úteis para prevenir a doença.

dIABETES (Foto: Arte/G1)


Pães, bolos, macarrão e doces viram açúcar dentro do corpo, algo fundamental para termos energia e desempenharmos as atividades do dia a dia.
Mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, no máximo, de 3 a 4 colheres de açúcar por dia. Quatro colheres de macarrão, um pão francês e uma fatia de bolo, por exemplo, já contêm 2,5 colheres.
Para medir os níveis de glicemia (açúcar) no sangue, os diabéticos usam o chamado "teste de destro", uma maquininha que fura o dedo e analisa o sangue. Quanto maior o nível de açúcar, mais difícil é para o corpo carregá-lo para dentro das células, onde ele vira energia. Veja abaixo os parâmetros usados:
Menos de 100 mg/dl – Normal
De 100 a 126 mg/dl – Pré-diabetes
Mais de 126 mg/dl – Diabetes
Segundo a endocronologista Marília Gomes, o tipo 1 é considerado pior, porque atinge mais crianças, adolescentes e jovens, e é de difícil tratamento. Nos últimos dez anos, o número de casos desse tipo da doença dobrou em alguns lugares.
Halpern destacou que muitas pessoas descobrem que estão diabéticas porque há uma alta concentração de açúcar na urina, o que pode até atrair formigas.
De acordo com o médico, a diabetes é a segunda maior causa de cegueira no mundo, por isso é preciso ficar atento.
Frutas com alto índice glicêmico:
Banana
Mamão e papaia
Manga
Uva
Caqui
Fruta do conde

Frutas com baixo índice glicêmico:
Pera
Maçã
Morango
Pêssego
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...