quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Recado de Yehudaberg.

Encare seus pratos sujos

De: Yehuda Berg email@kabbalahmail.com

Nada como sentar e comer uma comidinha caseira, todos os seus pratos prediletos na mesa. Infelizmente, nada mais chato que logo depois ficar em pé na frente da pia, esfregando pratos e panelas. E quando seu seriado de TV favorito começa logo depois que você saboreou esse delicioso jantar? Provavelmente, você pensa assim: “Vou lavar tudo durante o primeiro intervalo comercial”. Mas rapidamente você cria raízes ao sofá, e antes que se dê conta, já é de manhã e você tem que correr para o trabalho. E agora a pia está cheia de panelas grudentas, com aqueles restos endurecidos...
Louça suja é uma chatice, mas a situação fica ainda pior quando você deixa para lavar tudo depois. E quanto mais ela fica na pia, mais difícil é limpá-la.
Assim acontece na vida. Uma coisa potencialmente fácil de limpar logo depois que acontece – uma palavra ríspida com seu pai, uma mentira dita para o seu melhor amigo, um ato de insensibilidade com sua namorada – fica na pilha do “cuido disso depois”.
Nossa alma é como um prato. Ela começa limpa. Mas toda vez que agimos sem consciência, a sujamos. Quanto mais tempo deixamos ficar a sujeira, tanto mais dor sentimos para limpá-la.
O trabalho dessa semana é encarar seus pratos sujos. Lembre-se de todas as vezes em que não limpou sua sujeira este ano. A energia revelada no Ano Novo pode limpar sua alma, mas só se você admitir o que tem feito. Se você não admitir que tem desrespeitado seus funcionários, ou que tem tomado decisões de vida erradas para que as pessoas gostem de você, ou jogado a culpa pelo seu fracasso nos seus pais, então você não vai conseguir se livrar desse lixo que polui a sua alma.
Eis aqui um exercício prático para encarar seus pratos sujos:
Vasculhe seus emails, agenda ou lista de lembretes antigos. Recupere aqueles momentos em que você tratou os outros mal e depois não fez nada para corrigir. Se ajudar, faça uma lista e mantenha-a com você como lembrete. Depois, faça o melhor que puder para limpar as coisas com essas pessoas.
E claro, seja realista. Nossa lista provavelmente é grande e nossas chances de lembrar e entrar em contato com cada um são poucas. O ponto é que se conseguirmos ficar limpos com uma pessoa, é como se tivéssemos acertado tudo com cada um da lista.
Quando você se concentrar em quem necessita abordar, percorra o processo de três passos abaixo. Você tem que passar por todos os três estágios se quiser realmente começar do zero e impedir que tudo ocorra novamente.
1. Arrependimento – Pense no(s) incidente(s).
2. Remorso – Imagine a dor que a outra pessoa sentiu por sua causa.
3. Determinação – Determine em seu íntimo que não vai reagir dessa forma novamente.
Esse último passo é crucial. Qualquer que tenha sido a situação, aquilo era apenas um teste. E ele vai voltar. Se passarmos por esses três passos corretamente, a oportunidade de reagir surgirá, mas nem sequer consideraremos essa alternativa.
Essa tarefa tem uma janela de tempo específica, que se fecha no sábado à noite, dia 8 de outubro. Assim, concentre-se em sua busca interna para limpar e perdoar. Faça o esforço para se aproximar dos outros com mais simpatia e aceitação e, no mínimo, com dignidade humana.
Tudo de bom,
Yehuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...