quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

DICAS para ajudar a controlar o COLESTEROL

Contribuição COMER BEM BARATO

Antes de ser um vilão das doenças cardiocirculatórias ateroscleróticas, o colesterol é uma gordura importante na constituição das membranas de todas as células do organismo, além de ser também matéria-prima para a formação de hormônios fabricados nos ovários, testículos e supra-renais. O colesterol é produzido pelas células intestinais, pelo fígado e pequena parte proveniente da dieta. Nas doenças que afetam a produção de colesterol, ele eleva-se no sangue acima de 240 mg/dl, propiciando o aparecimento precoce e acelerado da aterosclerose (ou arteriosclerose) que é a deposição de placas gordurosas nas paredes das artérias, fechando-as progressivamente. Outro fator que influencia o aparecimento dele é a obesidade, sedentarismo e tabagismo. A arteriosclerose e outras conseqüências são a primeira causa de morte no mundo. Sabemos que as gorduras saturadas de origem animal são ricas em colesterol, portanto, deverão ser evitadas de uma forma geral por todos.

Alimentos que elevam o colesterol
  • Carnes e derivados: carnes gordas, toucinho, frios, salsicha, presunto, salame,
  • mortadela, miúdos (vísceras) e pele de aves.
  • Camarão, lagosta, frutos do mar, conservas de peixe em óleo e gema.
  • Gordura de coco, óleo de dendê e óleo de amendoim.
  • Leite e derivados: leite integral, manteiga, queijos amarelos, creme de leite,
  • chantilly, sorvetes e iogurtes.
  • Doces: chocolates, cremes, cocadas e doces que levam gema.
  • As gorduras insaturadas são de origem vegetal, como, óleo de soja, de milho, de girassol, de canola e de oliva. Devem ser ingeridas em quantidades moderadas, visto que todas as gorduras têm teor calórico alto, favorecendo a obesidade e a hipertrigliceridemia.

Alimentos com baixo teor de colesterol
  • Clara.
  • Margarinas dietéticas.
  • Leites e iogurtes desnatados.
  • Queijo tipo minas, ricota e tipo cottage.
  • Carnes magras, peixes, frango e peru sem pele.
  • Verduras, legumes e frutas.
  • Raízes: batata, mandioca, mandioquinha, rabanete, beterraba, cenoura etc.
  • Cereais: arroz, feijão, lentilha, soja, grão-de-bico etc. 
No preparo de alimentos evite as frituras, pois a absorção de óleo é grande, além de o óleo sofrer alterações de superaquecimento. Siga uma alimentação baseada em assados, grelhados, cozidos e ensopados.

Dicas importantes

  1. Pesquisas indicam que a cebola ajuda a reduzir o colesterol. Foi constatado em pessoas que ingerem cebola crua com freqüência uma redução do colesterol total e um aumento na taxa de colesterol bom.
  2. A laranja fornece ao organismo pectina, uma forma de fibra solúvel, que ajuda a reduzir o colesterol no sangue, especialmente o tipo ruim “ldl”.
  3. Estudos confirmam que o alho ajuda a reduzir o nível elevado de colesterol. Comer de 1 a 2 dentes de alho por dia pode diminuir o nível de colesterol em 10%.
  4. Alguns cientistas indicam que em grupo de pessoas seguindo dieta com baixo teor de gordura, aqueles que incluíram de 35 a 45 g de farinha de aveia por dia em seu cardápio, tiveram queda de 3% no colesterol total, e um corte de 14% no tipo ruim em apenas 8 semanas.
  5. Ingerir mais grãos pode reduzir a taxa de colesterol no sangue — um dos fatores de risco, nas doenças do coração. Uma pessoa que ingere 115 g (peso seco) de feijão diariamente, mantendo a mesma ingestão de calorias e gorduras, pode ter uma redução de 19% de colesterol no sangue.
  6. A amêndoa, apesar de rica em gordura (monoinsaturada), ajuda na queda do colesterol. Pacientes com uma dieta com pouca gordura tiveram uma queda de 10% na taxa de colesterol, especialmente do tipo ruim, após a ingestão diária de 84 g de amêndoas, no período de 3 semanas.
  7. Reduza a ingestão de ácidos graxos saturados e trans para cerca de 10% do total de calorias (cerca de 20 g por dia para mulheres e 22 g para homens). Ácidos graxos saturados e trans (normalmente rotulados nas embalagens como “hidrogenados”) são as principais gorduras encontradas no queijo, carnes, biscoitos, bolos, tortas, chocolate e produtos à base de leite integral e qualquer outra gordura sólida.
  8. Tome como hábito comer abacate, pois ajuda a diminuir o colesterol, apesar de ser rico em calorias.
  9. Outros alimentos que contribuem para a redução do colesterol são: peixes oleosos, nozes, semente de linhaça, grão de soja e gérmen de trigo.
  10. Uma experiência escocesa, feita em 1979 com voluntários saudáveis, mostrou que a ingestão de 200 g de cenoura crua por dia durante 3 semanas reduziu o nível de colesterol no sangue em 11%. O nível subiu com o término da experiência.
  11. Farelo de aveia ajuda a manter o nível do colesterol elevado.
  12. Pegue 1 quilo de abóbora, bata no liquidificador, com um pouco de água (o suficiente para poder batê-la). Coe por uma peneira bem fina, retirando todo o suco. Tome um copo em jejum durante sete dias. Depois de alguns minutos, tome o café da manhã indicado para o seu caso. Descanse durante sete dias e tome por mais sete. Repita mais uma vez até completar 21 dias. Dizem que é um remédio natural e supereficaz.
  13. Descasque uma lima-da-pérsia, bata a casca no liquidificador com um pouco de água e algumas folhas de hortelã. Adoce a gosto e tome o suco gelado. É indicado para a redução do colesterol. 

Fonte: Livro Receitas com baixo colesterol – Margarida Valenzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...