domingo, 11 de dezembro de 2011

Que tal parar de "fazer promessas de ano novo" e começar a praticar?

30 dicas de organização essenciais para a sua vida

 Thais Godinho |   
Se eu precisasse deixar um legado de dicas de organização para a humanidade, eis o que eu deixaria:

1.    Ninguém é 100% organizado, então pare de buscar a perfeição, pois ela é a maior inimiga de quem quer se organizar. Quando tentamos ser perfeitas(os), tendemos ao desânimo e mal conseguimos fazer o básico. Faça o melhor que puder, mas não pire porque você não é 100% organizada(o).
2.    Fazer um pouquinho por dia é a melhor maneira de se organizar. Pouquinho mesmo, coisa de 15 minutos passando com uma sacola pela casa inteira e jogando fora o que não presta (embalagens, papéis, lixo mesmo).
3.    Organização é um hábito, coisa que a gente faz todos os dias, e não “organizar o armário no final de semana”. Sempre que precisar tomar decisões no dia-a-dia com relação a “onde guardar isto ou aquilo”, procure encontrar a solução ideal.
4.    Veja sua casa como um santuário, onde ficam somente as coisas que você ama ou usa. Nada de tralhas sem sentido que só ocupam espaço e atrapalham a sua vida.
5.    Aproveite o tempo que você tem, em vez de reclamar da falta de tempo. Limpe a pia do banheiro em 30 segundos depois de escovar os dentes, por exemplo. Otimize.
6.    Esqueça a ideia de que rotina é uma coisa chata. Tenha suas listas diárias de coisas a fazer e vá riscando à medida que for fazendo. É sempre bom ter listadas aquelas atividades que você precisa fazer diariamente, porque, depois que elas virarem hábito, sua rotina estará instaurada e você não se estressará mais pois tem tudo no piloto-automático.
7.    Foque no essencial e esqueça o resto. Tem horas que precisamos assumir que não damos conta de tudo e a melhor maneira de tranquilizar a vida é deixando alguns pratinhos caírem. Ninguém consegue equilibrar tudo.
8.    Saiba o que realmente importa na sua vida. Será que você sabe o que é? Será que está trabalhando para atingir seus objetivos? Quando temos objetivos a serem alcançados e vivemos em busca deles, tudo passa a ter sentido. Você não vai ficar questionando sua vida todos os dias ao acordar.
9.    Pare de dar desculpas. A gente dá desculpas quando não sabe priorizar nada. Comprometa-se hoje a não dar mais desculpas e passar a fazer mais.
10.  Aprenda a conviver com as pessoas. Não diga que você não se organiza porque seus filhos bagunçam tudo, seu marido ou sua esposa largam tudo espalhado ou seu chefe não sabe definir prazos coerentes. Você não vive em uma ilha e precisa se organizar com o que é possível controlar. Sim, as pessoas podem ser desorganizadas, mas você precisa aprender a lidar com elas e com os imprevistos que podem vir a ocorrer. O que não pode é você entrar na onda e desistir de tudo.
11.  Você não precisa ficar viciada(o) em organização para conseguir se organizar, basta encontrar pequenas soluções práticas para o seu dia-a-dia.
12.  Pare de comprar coisas desenfreadamente. Quanto mais você compra, mais tralha terá em casa. Sempre questione se a compra do objeto compensa o espaço que ele ocupará na sua casa.
13.  Não guarde o que você não usa. Eu tenho certeza que, se você entrar em qualquer cômodo da sua casa nesse exato momento, encontrará pelo menos meia dúzia de itens que não precisavam estar ali. Então por que estão?
14.  Guarde seus documentos com cuidado. Tenha uma caixa ou pasta separada somente para eles.
15.  Cuide do que você tem, pois assim precisará comprar menos.
16.  Faça compras em casa, ou seja: verifique primeiro se você não tem alguma solução em casa antes de sair às compras. Reutilize embalagens, caixas, cestos, sacolas e o que mais puder.
17.  Doe mais. Ninguém nunca ficou pobre por doar o que não usa. Há muitas pessoas precisando e cada doação vale muito. Não precisa ser dinheiro. Roupas, móveis, objetos, calçados, tudo serve.
18.  Aprenda a dizer não. Só você pode fazer isso e evitar muito estresse. Uma infinidade de atividades e situações desagradáveis pode ser evitada se você tomar controle de sua própria vida.
19.  Não dá para organizar tralha, então nem perca tempo comprando pastas, caixas e arquivos para guardar o que não precisa ser guardado.
20.  Planeje o dia seguinte, em vez de ficar estressada(o) toda manhã. Antecipe tudo o que puder: a roupa que irá usar, a bolsa que levará para o trabalho, o lanche que iá comer etc.
21.  Aprenda com as outras pessoas. Observe como os outros se organizam e se desorganizam. O que você faria no lugar deles? O que poderia tirar de aprendizado para aplicar em sua própria vida?
22.  Faça backup e nunca mais perca a cabeça quando acontecer alguma coisa com o seu computador. Preserve seus arquivos.
23.  Preencha o tempo da sua vida sabiamente. Não deixe que o tempo passe sem que você esteja trabalhando em busca dos seus objetivos. Sempre que estiver cansada(o), pergunte-se se aquilo tem realmente importância. Veja como você pode organizar seus horários a fim de conseguir ir atrás do que deseja. Um curso nas férias, por exemplo.
24.  Durma bem porque, sem isso, você não conseguirá fazer nada direito. Mas não abuse. Encontre a sua quantidade de horas de sono ideal e utilize o restante do tempo a seu favor.
25.  Resolva coisas rápidas, em vez de postergá-las. Se apareceu algo para fazer e dura menos de dois minutos, resolva no ato. Às vezes, deixamos para depois uma coisa que já poderia ter sido resolvida rapidamente e pode estar atrapalhando outras.
26.  Cuide da sua alimentação. Assim como dormir, é essencial se alimentar direitinho para ter energia e ficar doente com menor frequência. Com mais energia, você conseguirá realizar mais atividades ou trabalhar melhor.
27.  Se você estiver cansada(o), descanse. Nada é produtivo quando estamos exaustas(os). Forçar o corpo é a pior alternativa.
28.  “Simplifique, simplifique, simplifique!” – Henry Thoreau.
29.  Leia mais. Existem dezenas de livros e revistas com ideias de organização. Sempre tiramos uma coisinha daqui e outra dali.
30.  Não deixe a organização ser mais importante que as coisas que realmente importam. Entre organizar um cômodo e passear com o seu filho, sempre escolha a segunda opção.

Contribuição De: Pedrita Cunha pedrita.montenegro@gmail.com

Assunto: Fim de ano
Que tal parar de "fazer promessas de ano novo" e começar a praticar?
Desejo que nossas vidas estejam cada vez mais equilibradas e que saibamos aproveitar as oportunidades de sermos felizes.

Boas festas e um 2012 muito próspero e feliz!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...