sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

SER ADOLESCENTE É UMA GRANDE RESPONSABILIDADE.

SER ADOLESCENTE É UMA GRANDE RESPONSABILIDADE.

Postado por Sandra UGA em 16/12/2011.

Gostaria muito de escrever só coisas boas sobre
adolescentes, mas infelizmente, temos que abordar certas atitudes não muito adequadas para essas criaturinhas que passam por uma transformação corpo, hormônios, conflitos, descobertas, tudo é tão incrivelmente diferente em cada dia, uma ora de um jeito outra ora de outro jeito, tudo muda e se transforma na adolescência.

 Adolescentes são seres em construção para um novo amanhã. Pena que eles não têm a mínima noção disso e em muitos casos desconhecem qualquer tipo de atitude que favoreça um crescimento saudável e adequado para serem cidadãos de bem.


Ser adolescente faz parte do processo evolucionário do Ser Humano, uma grande parcela burla esse desenvolvimento e pula etapas transformando-se em adultos precocemente principalmente as meninas que engravidam cedo de mais e se veem com responsabilidades ou mesmo tendo um amadurecimento prematuro pelo fato de passar por uma experiência inadequada para a idade.
 
Adolescentes são geradores de energia, são Portais multidimensionais estão em diversas dimensões ao mesmo tempo são capazes de absorver uma grande quantidade de informações, não precisam se preocupar com quase nada, além de estudar, crescer e aprender. A grande maioria desses jovens precisa de VALORES essenciais para instruir-se e se desenvolverem com atributos necessários para serem cidadãos dignos do mundo, ou seja, eles precisam aprender coisas ÚTEIS, ESSENCIAIS e PRÁTICAS, que favoreçam o desenvolvimento de habilidades que permitam a admissão desses jovens no mercado de trabalho mais cedo não é só brincadeira, são jovens bastante inteligentes e com capacidade para trabalhar, dar valor ao dinheiro que recebem pelo seu esforço. Os jovens precisam saber fazer escolhas e para isso precisam de uma base mais sólida quanto à qualidade do que aprendem nas escolas. Os jovens precisam ter mais consciência de suas  atitudes e se responsabilizarem pelos seus atos praticados.
Os Jovens precisam de incentivo para aprender a se virar por conta própria, que desperdício de tempo e energia encher a cabeça desses jovens com tantas informações e pouca ou quase nenhuma qualidade de vida, que desperdício de tempo e energia não dando há esses jovens a oportunidade em desenvolverem suas potencialidades, talentos e dons. A maioria é impedida de mostrar suas qualidades e para outros tantos não é dado o devido incentivo para se descobrir como seres criativos, sendo que cada pessoa tem seu valor e deve ser exaltado e quando isso não acontece, o resultado se reflete em rebeldia, insubordinação e às vezes em delinquência.

Não podemos negar que o processo de amadurecimento de um ser adulto demora muito e acarreta em um grande sacrifício de terceiros, pais, responsáveis e professores que precisam constantemente orientar e mostrar o melhor caminho a trilhar. Atualmente ser adolescente, não é fácil, requer muito jogo de cintura para não cair na tentação, são milhares de estímulos diferentes que atraem e levam para as armadilhas espalhadas nos jogos, nos vícios, nas festas, baladas Eles precisam entender e assumir os seus atos e as devidas consequências cabíveis para esses atos, ou seja, se fizer coisa errada deve ser punido de alguma maneira, para que se ligue e não queira mais fazer o que não deve. As regras devem ser respeitadas, como num jogo, nas situações da vida também.
  
Qual é a melhor maneira de fazer com que os jovens tenham um bom comportamento e passem por essa fase sem se rebelarem tanto? O que fazer com os “aborrecentes” que insistem em manterem uma postura radical em muitos casos autodestrutiva, porque não se dão o devido valor e a autoestima fica a ver navios, por isso vemos tantos exemplos negativos de adolescentes que seguem um caminho de autodestruição, em vez de desabrocharem para a vida construindo um caminho repleto de descobertas aprendem com muita facilidade tudo àquilo que não presta, sabotando seus próprios sonhos em detrimento de uma juventude incapacitada de reconhecer valores dignos, são cruéis consigo mesmos e depositam a desesperança e a desgraça em seus currículos, ou seja, não tem graça nenhuma, basta enumerarmos a quantidade de tragédias ocorridas com adolescentes que se tornam assassinos, bandidos, viciados e transgressores das leis, será que estamos passando a mão na cabeça dessas crianças e deixando a coisa rolar solta ou estamos passando por uma crise existencial na juventude onde a cada dia que passa nos sentimos amarrados e desanimados na solução deste desafio. Será que existem estímulos de mais na mídia e nas baladas que convidam os adolescentes a se transformarem em irresponsáveis?  Ou será que estamos deixando frouxo, não coibindo quando se faz errado, não dando aquele puxão de orelhas na hora que faz coisa errada, ninguém precisa tirar pedaço de ninguém, mas às vezes só a conversa não dá resultados, mas é preciso tomar alguma atitude antes que seja tarde demais.  Não podemos bater, também não precisamos apanhar, está é a lógica e como fica quando um adolescente impõe, manda e desmanda, quem segura está criatura, a polícia? É muito triste ver como se invertem os valores e a nossa cultura não ajuda muito. O negócio é rezar e fazer muita promessa, para passar rapidinho esta fase e pedir para que essas moças e rapazes sejam mais sensatos e possam dar mais valor às pessoas que  cuidam deles.
 Os adolescentes precisam Ser conscientes de suas Atitudes. Saber arcar com as Consequências de seus atos desde muito jovem, temos que ensinar com urgência VALORES integrativos que estimulem crianças e jovens a praticarem a boa conduta, mas eles precisam se responsabilizar por seus atos sem subterfúgios e mentiras, o que vemos são adolescentes mostrando um lado prepotente de quem tem coragem para enfrentar todos que impeçam de praticarem aquilo que eles querem. Inconsequentes, impõem com determinação as condições que eles mesmos estabelecem, pobres pais, que em muitos casos precisam se desdobrar em muitos afazeres para satisfazerem os filhos que pensam que é obrigação, mas não pode ser assim desta maneira, os jovens precisam aprender que enquanto dependentes devem ser generosos com aqueles que os mantém.
É preciso um esforço conjunto com a família, a escola, especialistas que trabalham com adolescentes, a comunidade, a mídia e o governo, no incentivo da construção de um futuro mais digno para os jovens que precisam com urgência de medidas que estimulem boas atitudes, bom comportamento e desenvolvimento de suas verdadeiras potencialidades.
Sandra UGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...