segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Planeta Sustentável - Pesticida provoca o desaparecimento das abelhas.


Publique
o selo
no seu blog
 

Planeta Urghttp://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/pesticida-provoca-o-desaparecimento-das-abelhas/ente

Pesticida provoca o desaparecimento das abelhas

José Eduardo Mendonça

À base de nicotina, ele produz devastação

Pesticidas baseados em nicotina, de uso disseminado na agricultura, estão implicados na morte em massa de abelhas, segundo novo estudo de cientistas americanos.
O estudo desmente os argumentos da indústria, sempre repetidos, de que colônias de abelhas não estão sendo danificadas pelos pesticidas, e vai gerar pressão para que autoridades governamentais proíbam estas substâncias químicas.
As empresas que fabricam pesticidas, um negócio de bilhões de dólares, vem tentando proteger seus lucros com um lobby internacional contra a proibição de neocotinóides, um grupo de substâncias químicas tóxicas que paralisam insetos atacando seu sistema nervoso. Há cada vez mais evidência de que elas são responsáveis pela chamada “desordem do colapso de colônias,” que vem dizimando populações.
Os Estados Unidos estão perdendo um terço de suas colméias a cada ano, e apicultores na Europa dizem que mais de um milhão de colônias desapareceram na França, Alemanha, Itália e Reino Unido desde 1994. As autoridades destes países continuam aceitando os argumentos da indústria.
Os cientistas da Universidade Purdue, em Indiana, encontraram neocotinóides em abelhas, pólen, no solo e em dentes-de-leão, sugerindo que as abelhas podem ser contaminadas de diversas formas.
“Nós sabemos que estes inseticidas são altamente tóxicos para as abelhas – os encontramos em cada amostra de abelhas mortas ou moribundas,” disse Christian Krupke, professor de entomologia em Purdue e co-autor do estudo. As abelhas sofrem de tremores, movimentos descordenados e convulsões, todos sinais de envenenamento. “É uma enorme fonte de contaminação ambiental potencial, e não apenas para abelhas, mas para quaisquer insetos vivendo nestas áreas. O fato de estes compostos persistirem no ambiente por meses ou anos significa que as plantas nestes solos podem absorvê-los em seus tecidos ou no pólen,” disse ele, segundo o Herald Scotland.
Foto: emrank / Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...