sábado, 3 de março de 2012

VOCÊ É O QUE VÊ E OUVE NA TV.

postado por Sandra UGA em 3/03/2012.

Precisamos com URGÊNCIA MELHORAR O QUE A GENTE VÊ E OUVE NA TV.
QUALIDADE DE VIDA não é só o que COMEMOS, mas o que VEMOS e OUVIMOS na TV principalmente quando acordamos, logo pela manhã, na hora do almoço e jantar, horários que são nobres e sagrados.
 Uma parcela significativa da população não abre mão da Televisão, haja vista, mais de 10 milhões de assinantes de TV paga foram registrados em fevereiro do ano passado, isto quer dizer que a TV pode ser considerada um recurso indispensável para nossa informação e divertimento, a TV é quase um membro da família e dificilmente queremos descartar a possibilidade de vivermos sem TV. Isso também não quer dizer que devemos engolir tudo que se apresenta na mídia televisiva, pelo contrário, deve-se escolher programas que tenham antes de tudo algo a acrescentar, muito embora a maioria da população não faz questão de qualidade e assiste uma programação carente de ensinamentos que elevem o potencial criativo, cultural e comportamental de nossa sociedade ou engolimos aqueles programas importados, fora de série ou melhor, enlatados e embutidos que não agregam nada de valor à nossas vidas.
Imagens chocantes, desastres automobilísticos, assassinatos, caras e bocas de bandidos, delinquentes e traficantes são infelizmente noticiados como se fossem a oitava maravilha do mundo.
UMA SUGESTÃO; agora com a tecnologia poderia ser feito um dispositivo para o público escolher a notícia que vai querer ver e ouvir em seu noticiário. Assim quem gosta de ver cadáveres, acidentes automobilísticos, bandidos em horário nobre e sagrado, poderá escolher clicando neste tipo de reportagem e quem quiser se informar do que está acontecendo, mas não abrindo mão da qualidade de informação, sendo respeitado em sua integridade, física e principalmente mental, porque se fica na cabeça da gente aquela música da moda, fica também as imagens chocantes e em muitos casos desnecessárias de serem mostradas.
Bandido, assaltante, traficante é tudo privilegiado, passa sempre em horário nobre com detalhes mórbidos de como fez o delito, tudo bem que às vezes é preciso abordar certos assuntos, mas será que é realmente preciso dar tanta ênfase ou detalhes. Às vezes queremos saber como o trânsito está e somos obrigados a ver todo tipo de acidentes com imagens e detalhes que não são pertinentes. Temos que reivindicar qualidade em nossas informações, deve ter coisa mais interessante para se mostrar pelo menos nesses horários abordados, precisamos de muita paz, amor, harmonia, conhecimento, direitos humanos, direitos da natureza, valores do bem e se faz preciso também que estes estejam presentes em nossas vidas por intermédio dos meios de comunicação e sejam estimulados, elevados e principalmente sejam vistos e ouvidos todos os dias nos horários sagrados da família estimulando o bem comum e produzindo uma boa digestão para quem precisa se informar e não perder o apetite.
Não quero dizer com isso que devemos assistir a programas religiosos como os de algumas emissoras que exploram esse ramo de negócio, precisamos sim questionar o que vemos na TV é fazer valer o direito de informação, mas antes de tudo, com qualidade, respeito e consideração e pelo bom senso de levar ao conhecimento do público o que se tem de melhor, sem agredir a mente de ninguém, desta forma todo mundo sai ganhando, tanto as emissoras como a gente que vê e ouve o que vai fazer realmente a diferença para nossas vidas, cansadas de tantos dramas alheios aos nossos interesses verdadeiros.
Peço a Deus que não seja mal interpretada e que este protesto ou manifesto seja mais um meio de nos conscientizarmos de que estamos vivendo em uma rede intricada de informações, interesses, exemplos e apoios mútuos, se precisamos aprender a votar nas eleições e escolher quem vai nos representar durante um período de nossas vidas, temos também que reivindicar melhor forma de nos atualizarmos e para nossa informação, conhecimento e entretenimento, buscando também mostrar para quem produz que a responsabilidade é extremamente grande, porque todos os dias entram em nossos lares o que fazem para a gente.  
Sandra UGA

Como aprendemos por meio da repetição estou postando novamente este artigo porque acho que cabe muito bem para a ocasião. Postado em maio/2011.
Qual a melhor forma de lidarmos com a questão violência urbana?

Estaríamos reféns deste mal secular? Ou temos Inteligência e Atitude para sairmos vitoriosos desta Grande Batalha, na melhor das hipóteses com algumas escoriações, mas ilesos de tantos atos impensados e insanos que ultimamente vemos estarrecidos acontecer no mundo.
São inúmeros os programas de TV que abordam com minucias as desgraças alheias. Mostrando milhares de vezes o mesmo texto, imagens e fica a sensação incomoda, em ter que assistir novamente até encontrarem a próxima vitima ou assunto que não enobreça nenhum ser humano.
Não sei bem se isto é uma crítica, um desabafo ou uma simples opinião.  O que fica bem claro é que estamos vendo o tempo todo desgraças por cima de outros assuntos talvez mais importantes em escala qualitativa de informações. Este não é um julgamento aos nossos profissionais das áreas competentes, rádio, jornal e TV, mas os critérios de seleção e divulgação das notícias. Precisamos nos informar com certeza, o que angustia é ter de assistir o tempo todo assuntos que bandidos, assaltantes, traficantes fazem dando muitas vezes ideia para outros do mesmo ramo aprender. As noticias são exageradamente explicadas sendo que em alguns casos não há necessidade de serem abordadas com tanta precisão cirúrgica.
 Os bandidos, marginais e delinquentes são privilegiados, por serem figurinhas constantes em horários nobres na tv, programas exclusivos só para eles, nos jornais muitos estão nas primeiras paginas, encabeçando muitas vezes as principais noticias. Não tenho nada contra, cada um merece o lugar que ocupa, na mídia ou na vida, o que me deixa em dúvida é se realmente precisamos endeusar tantos indivíduos desclassificados e violentos de nossa sociedade. Será que não chegou a hora de pararmos com tanta propaganda gratuita desses inconsequentes que todos os dias invadem nossos lares pela manhã, tarde, noite e madrugada seguindo esse mesmo cronograma por vários dias e até meses?
Mal nos recuperamos de noticias enfadonhas, dramáticas e infinitamente tristes, vem logo, outra desgraça a ser anunciada, ou outro acidente, ou outro delito e assim vamos construindo nossas informações básicas de um mundo que desse jeito merece muita compaixão.
 
Infelizmente é muito triste ver tantas desgraças, tantos atos ilícitos, tantos desajustados, enfim tantas notícias ruins, deprimentes, chocantes, nosso mundo é mundo cruel e desumano e se faz preciso compreender as mazelas da vida, mas existe uma luz no fim do túnel, só precisamos saber como abordar esses assuntos desagradáveis de uma forma diferente da que tem sido apresentada para os telespectadores até os dias de hoje e reinventamos uma maneira de sermos informados com critérios mais seletivos em relação às imagens que nos são oferecidas.
Sandra UGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...