domingo, 8 de novembro de 2015

MINHA HISTÓRIA em BRASÍLIA


AUTOBIOGRAFIA de Sandra Uga



A minha história em Brasília, começa quando eu tinha 7 anos de idade, foi quando cheguei do Rio de Janeiro. Hoje com 60 anos, bem vividos, não trocaria Brasília por nenhum lugar do mundo. Costumo dizer que crescemos juntas, não nego que briguei, fiz birra, chorei muitas vezes, mais fui vencida e cativada. Aqui tenho raízes que deram frutos e dos frutos germinaram outras sementes que estão crescendo. (Dos filhos vieram os netos, por enquanto, são três Patrick, Victor Hugo e Pedro Gabriel 

Essa é uma pequena pincelada na Arte que faço da minha própria vida, pois é.... me tornei artista plástica por volta dos anos 80, acho que inspirada por tanta beleza, resolvi sair de um emprego “garantido” era servidora pública contratada pelo SERPRO para trabalhar na Delegacia da Receita Federal, sediada na época no Conjunto Nacional, resolvi ser artista plástica em tempo integral, minha mãe foi contra, mas... A Arte falou mais Alto. Comecei a fazer arte literalmente, criando cartões de natal em serigrafia, fez o maior sucesso, daí resolvi ampliar os horizontes desenhando grandes formatos.
Fiz minha primeira exposição individual na ASBAC (Associação dos Servidores do Banco Central) em 1981. Com o tema de pássaros e a flora do cerrado.

Convite da minha 1ª Exposição Individual, feito em Serigrafia.

O tempo passou resolvi traçar um novo rumo aprendendo o oficio de desenhista técnica, trabalhei como auxiliar de arquiteto e ajudei a fazer a planta baixa de um dos blocos da 207 sul.
Aprendi serigrafia e nessa fase fui convidada a participar da Grande Coletiva de Inverno em 1984 e outra Coletiva de Verão em 1985, na Galeria Oscar Seraphico, no Setor Comercial Sul, ponto nobre da Arte naquela época, até hoje tenho guardados os recibos de venda das serigrafias em Cruzeiros.
Galeria Oscar Seraphico, em 1985.




A Descoberta 1º livro editado em 1990.



Em 1990 me formei em Pedagogia no CEUB, escrevi meu primeiro livro “A DESCOBERTA” livro infanto-juvenil, fiz as ilustrações e o texto, logo depois lancei o livrinho “TIZIU”. Escrevi e editei o meu terceiro livro infanto-juvenil “EU PIRILAMPO” 

  
Criei o Projeto ALMA em 1994, de incentivo às Artes, A de Artes Plásticas, L de Literatura, M de Música e A de Artesanato, fizemos eu e a amiga Jornalista Nazareth Tunholi vários eventos no Iate Club. Em 1996 participei da pintura das paradas de ônibus, escolhi pintar um Anjo esperando ônibus, depois coordenei a pintura das paradas de ônibus no Lago Norte onde morei 27 anos e recebi da Administração do LAGO o título de “DESTAQUE da COMUNIDADE”.
Nos anos 2000, me formei em Arte-terapia, Tarô Terapêutico, Feng Shui e participei como professora de artes no Projeto Bem-te-vi na Eletronorte. Atualmente retomei a criação de gravuras e é com muito orgulho que farei a Exposição em homenagem à Brasília na Câmara dos Deputados em Abril deste ano/2015.
Tenho um site www.artesandrauga.com e o blog da UGA uniaoglobadeatitudes.blogspot.com.br e os melhores momentos do Blog.
Moro no Condomínio RK, tenho o privilégio de ter a Torre Digital literalmente no meu quintal.
Fiz um mapa pessoal de Brasília, onde passei meus momentos mais marcantes.
Agradecida pela oportunidade de mostrar meu trabalho e amor por essa Cidade que se abre em cor, versos e formas.
Sandra Uga


Foto e Arte de Sandra Uga



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...