SELEÇÃO DAS BOAS ATITUDES PARA UM MUNDO MELHOR


Contribuição do Amigo, músico e agora engajado em questões ambientais. Muito bem vindo ao club Ramon Lira.

Muita calma nessa hora!
Por Sandra UGA em 24/01/2012.
De um lado os agricultores do outro nós cidadãos urbanos.
Os dois lados precisam consertar alguns erros cometidos por séculos, precisamos sim olhar tanto para os Desmatamentos para a produção no campo como também para as invasões que são feitas nas cidades, consequentemente com o aumento de cidades e da população literalmente constroem-se mais e mais Hidrelétricas, desmatando e inundando grandes extensões de terra e destruindo biomas que nunca mais serão encontrados novamente.
É preciso em benefício de todos reorganizarmos, me parece, não tenho certeza se a situação no campo com o código florestal encontre um denominador comum a todos os envolvidos. Nas cidades é quase impossível, pelo aumento de moradias para atender a demanda da população que cresce desenfreadamente, mesmo sendo difícil para a grande maioria sobreviver à carestia e ao sufocamento provocado pela superpopulação do Planeta.  
A citação bíblica do “Crescei e multiplicai” serviu até demais, nos tempos de hoje poderíamos abrir mão desta máxima e declarar, Preservai o que tens; Somos todos irmãos; Nós fazemos parte de uma única Família; Adote mais crianças; (é preciso fazer leis menos rígidas para adoções, têm muita gente querendo adotar, mas a burocracia exige demais de quem tem boa vontade e até tenta, mas desiste no meio do caminho, nem os pequeninos abandonados tem chance de serem adotados, COM MAIS RAPIDEZ).
  A Terra não nos pertence, somos usuários apenas e estamos sempre de passagem, portanto, temos que ter a dignidade de deixarmos, em nossa trilha, não a destruição, mas a preservação do que não nos pertence.
Somos seres inteligentes ou pelo menos deveríamos ser, quando a questão é o Comportamento do Ser Humano em relação ao que fazemos com a nossa vida, a vida alheia e intrinsicamente a vida do Planeta literalmente, porque NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS SIM, PELO PLANETA, PELA NATUREZA, PELA NOSSA PRÓPRIA VIDA E PELA VIDA DO NOSSO PRÓXIMO, TUDO QUE FAZEMOS ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO COM O TODO, SE DAMOS PREJUIZO PARA A SOCIEDADE, SE DESTRUIMOS O QUE NÃO É NOSSO, ESTAMOS DE CERTA FORMA PREJUDICANDO O PLANETA E A NOSSA PRÓPRIA EXISTÊNCIA NESTE MUNDO.
Portanto temos que nos questionar sempre; se o que estou fazendo pode ser feito minimizando os riscos para outros seres ou mesmo para a natureza, porque a natureza só reclama depois de ser muito massacrada e dilacerada, daí, temos que ter bom senso principalmente  àquelas pessoas que precisam USAR a TERRA, seja para plantar ou construir , só desta forma, poderemos USAR os RECURSOS NATURAIS, os quais não somos DONOS, COM RESPONSABILIDADE E EQUILÍBRIO.
Pedimos para de agora em diante, mantermos uma postura mais CONSCIENTE de nossos Atos, ATITUDES e nos comprometermos a salvaguardar o máximo possível a integridade da NATUREZA, preservando-a, replantando áreas devastadas, principalmente perto de nascentes (onde estavam com a cabeça quando desmataram áreas estratégicas para a sobrevivência de inúmeros seres que dependem de água e principalmente de nascentes que abastecem rios e cidades). Ainda temos tempo, com a ajuda de pessoas conscientes de seus deveres em vez de ficarmos brigando quem tem razão, vamos arregaçar as mangas e distribuir vida onde foi tirado, arrumar a nossa casa planetária, reflorestar onde foi desmatado, produzir sim, mas com consciência plena e no caso das cidades, temos que ser cada vez mais sustentáveis, criando possibilidades e projetos sustentáveis, que incorporem benefícios principalmente para o Planeta, temos que ter uma VISÃO MAIS AMPLA em todos os sentidos e PENSAR MAIS no TODO, NO PLANETA, NO MUNDO, NO UNIVERSO.
SandraUGA






Enviado por  
Vários me pediam pra fazer um video de desmatamento em uma de minhas viagens, entao lá vai...
Nem me pergunte onde foi esse que nem me lembro...

Para quem esta no campo e entende do trabalho rural, verá este filme e saberá o que é qualidade no trabalho. Veja no detalhe que o serviço é feito com duas correntes de duas polegadas cada uma, lógico que o desgaste é maior das maquinas maiores, mas pode ser desmatado por d8 ou d9 caterpillar e enleirado por d6, visto que todos os troncos sao triturados na quebra, entao o custo da preparacao da terra vai lá embaixo. Outro detalho, não haverá fogo, após a derrubada, tudo irá pra leira na seqüência.

Para os ambientalistas digo que pelo que percebi, somente 50% é derrubado e todos os requisitos legais sao atendidos. As arvores controladas pelo orgao ambiental foram todas mapeadas no eia-rima e as maquinas desviam, pois estao todas identificadas, se derruba é multa na certa.
É feito um sistema de desmatamento por celulas, assim a mortandade de animal é baixa ou praticamente zero. É proibido qualquer especie de caça.

Tá aí, agora só nao vale reclamar.




NESTA PÁGINA VOCÊ ENCONTRARÁ AS MELHORES POSTAGENS COM IDEIAS INTERESSANTES DE SUSTENTABILIDADE ESCOLHIDAS PELA UGA PARA UM MUNDO MELHOR.


Relembre sua infância apreciando essas 10 construções maravilhosas, que souberam aproveitar o melhor do meio ambiente e fizeram das amigas árvores uma moradia criativa:
1 – Residência Wilkinson

Robert Harvey Oshatz é o arquiteto responsável por essa magnífica construção, provavelmente a casa na árvore mais legal que você já viu. A residência Wilkinson enfeita a paisagem arborizada de Portland, Oregon, EUA, e faz todo mundo ter pelo menos uma pontinha de vontade de viver numa árvore.
2 – Casa “Pernas de Aranha”

Essa casa é de um fabricante acostumado com residências em árvores, a empresa alemã Baumraum. Ela fica em um espaço de exposição/parque de diversões, e saúda os visitantes com seu corpo curvilíneo empoleirado em pernas super finas estilo “aranha”. Além da forma inusitada, possui um monte de outros recursos interessantes.
3 – Casa de chá

O professor de arquitetura japonês Terunobu Fujimori construiu seu sonho de infância no jardim de seu pai em 2004: uma casa de chá nas alturas.
4 – Restaurante na árvore

Esse restaurante fica em Okinawa, Japão, no topo de uma árvore Gajumaru, cerca de 6 metros acima do solo. Infelizmente, não é uma árvore Gajumaru de verdade, e sim de concreto. Os clientes tem que entrar em um elevador no interior do tronco para alcançar o restaurante.
5 – Casa de pau-brasil

A “Yellow Tree House” é obra da empresa Pacific Environment Architects, e foi construída em torno de uma árvore pau-brasil que tem mais de 40 metros de altura e 1,7 metros diâmetro na base. Localizada ao norte de Auckland, Nova Zelândia, a estrutura é feita de ripas de plantação de álamos e tem iluminação natural ampla por toda parte.
O restaurante na árvore foi construído como uma promoção de marketing. O conceito de construção de uma casa na árvore em um pau-brasil é bastante desafiador e exigiu uma série de consultores para obter recursos e autorização, e construí-la no tempo limitado de quatro meses. O projeto é uma forma oval orgânica envolvida em torno do tronco e estruturalmente amarrada com um arranjo circular. O restaurante tem cerca de 10 metros de largura e mais de 12 metros de altura. A cozinha e os banheiros estão no chão. Ele tem a capacidade de ocupar 18 pessoas com todos os confortos, tais como bar, solidez estrutural e vistas desobstruídas para um vale.
6 – Casa espacial

Essa casa na árvore, construída pelo japonês Takashi Kobayahsi, tem o propósito expresso de se comunicar com o espaço exterior. Como um farol brilhante entre as copas das árvores, é fácil imaginar a cúpula obtendo sucesso em sua missão de fazer contato com a vida alienígena.
7 – Casa “Ilha de Madeira”

Essa casa em Washington é suportada por uma única árvore. O engenheiro Jake Jacob e sua equipe a fixaram no tronco com uma série de anéis. Ela pousa sobre a árvore, e não é pregada nela. A árvore pode se mover com o vento, e a equipe não queria retirar essa sua capacidade.
8 – A maior casa na árvore

Horace Burgess criou uma casa tão perto do céu quanto poderia ser: com cerca de 30 metros de altura, a construção se apoia num carvalho de 24 metros de altura e 4 de diâmetro. Seis outras árvores sustentam a casa. A maioria de seus materiais são pedaços de madeira reciclados. A casa tem 10 andares. Horace nunca mediu seu tamanho, mas estima que tenha cerca de 2.440 a 3.660 metros quadrados. Ela é feita de mais ou menos 258.000 pedaços de madeira. Horace acredita que gastou cerca de 19.000 reais no projeto.
9 – Casa na árvore Peter Lewis

Qualquer criança do Maine, EUA, gostaria de ter a casa na árvore de Peter Lewis em seu quintal. E não admira: ela tem uma ponte levadiça e duas escadas em espiral. Melhor de tudo, ela flutua a 6,4 metros do chão. Peter Lewis, porém, não é criança, e sua obra-prima – uma boate de dois andares pendurada em um pinheiro branco – tem pouca semelhança com as casinhas infantis. O clube é mantido no ar por um sistema de suspensão, vigas e juntas de encaixe atestam sua solidez e janelas de isolamento bem como um fogão de queima de carvão garantem diversão durante todo o ano, mesmo no gelado Maine.
10 – Casa sem árvore

Há sempre um lugar para diversão e frivolidade na arquitetura. David Rasmussen, especialista em casas em árvores, projetou e construiu essa “casa de árvore” com colunas como principal apoio, uma vez que as árvores da propriedade não são fortes o suficiente para aguentarem a construção.[Oddee





COMPARTILHANDO IDEIAS LEGAIS PARA UM MUNDO MELHOR
IDEIAS SUSTENTÁVEIS do site NOTÍCIAS PROIBIDAS.ORG

http://site.noticiaproibida.org/ideias-sustentaveis.html


E O BLOG ECOTECNOLOGIA. WORDPRESS
http://ecotecnologia.wordpress.com/








Diversificação no uso das garrafas PET recicladas
Fontes: http://www.canalciencia.ibict.brhttp://www.textilia.net e machina56.wordpress.com
  
           A reciclagem das garrafas PET, além de reduzir os graves problemas gerados com  seu descarte indiscriminado no meio ambiente, também possui forte apelo social, pois sua coleta e reciclagem agrega milhares de trabalhadores organizados em cooperativas ao longo do país, garantindo seu sustento.
          Existem duas linhas de produtos utilizando PETS reciclados como matéria-prima que estão alvoroçando o mercado: móveis e tecidos feitos com fibras de PET.
Estruturas de móveis feitas com garrafas PET: 













 O processo de confecção das fibras de PET e seu resultado final:















      

Compostagem "indoor" simplificada
Fonte: http://ecotecnologia.wordpress.com



 A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.
          É uma técnica geralmente realizada ao ar livre, no fundo do quintal e de preferência escondido para não disseminar os odores desagradáveis. Porém, já há uma alternativa: a composteira “indoor” criada pela empresa america NatureMill.
          Produzida para encaixar perfeitamente sob a pia da cozinha, essa composteira pode processar até 55 Kg de resíduos orgânicos por mês consumindo apenas 10 watts de energia. Segundo a empresa, o aparelho não produz nenhum cheiro desagradável e não atrai moscas.
          O processo de compostagem é realizado em uma câmara interna selada. Um pequeno ventilador é responsável pela introdução de ar à câmara. O aparelho conta ainda com uma barra misturadora e um aquecedor que mantêm o processo funcionando na temperatura correta. Uma luz vermelha indica quando o composto ficou pronto podendo ser retirado - uma vez a cada duas semanas segundo a empresa fabricante.
          A composteira pode receber cerca de 2Kg de resíduos por dia e, diferentemente da compostagem realizada no quintal, pode receber restos de carne, peixe e frango, devido à elevada temperatura do processo e à câmara isolada.
          Preços iniciam em U$299





Chuveiro de Névoa: um conceito para economia de água e energia
Fonte: http://ecotecnologia.wordpress.com
          O brasileiro João Diego Schimansky, da PUC do Paraná, foi um dos oito finalistas da competição “Design Lab” criada pela Electrolux aberta a todos os estudantes de design do mundo. O tema deste ano foi sustentabilidade aplicada aos utensílios da casa do futuro. O conceito criado por João foi o “Fog Shower” ou Chuveiro de Névoa. O chuveiro do futuro consome apenas dois litros de água durante um banho de cinco minutos. Os chuveiros eficientes utilizados atualmente utilizam cerca de 26 litros d’água durante o mesmo tempo.
          O “banho” é realizado a partir de uma névoa de vapor d’água aquecido. Este conceito economiza, ao mesmo tempo, água e energia necessária para aquecê-la.
                                                ELECTROLUXFOGSHOVER


Eco-hotel voador

eco_hotel
Premiado pelo Design Observer 2008, o Manned Cloud é um hotel voador que permite a seus passageiros a descoberta de áreas inacessíveis sem a necessidade de infra-estrutura alguma (aeroportos, estradas, hotéis, etc.) a uma velocidade de até 280 Km/h. O conceito está sendo gerenciado pela Massaud Studio juntamente com o centro de pesquisas aeroespaciais da França.
O hotel voador é um grande zeppelin com serviço de bordo, acomodação (60 quartos) e salão de beleza. De acordo com seu criador, o hotel dirigível será capaz de fazer a volta ao mundo em 3 dias sem paradas. E isso sem deixar nenhum vestígio de poluição por onde passar. Sua construção está prevista para os próximos anos.
Via Bornrich

Mesa solar

 sun_table
A energia solar pode via a fazer parte não apenas do seu estilo de vida mas também de sua decoração. A Sun Table, criada pela Sudia Design Labs, é uma mesa para 6 pessoas capaz de gerar 150 watts de energia.
Ela necessita apenas de 3 horas sob o sol para carregar e possui tomadas para a conexão de laptops e outros aparelhos eletrônicos. Um medidor de bateria informa o quanto de energia ainda resta durante o seu uso. Estão disponíveis apenas 50 unidades para venda. Valor: U$3600.
Via Engadget

Lavagem de carro sem água

car_wash
A empresa americana Lucky Earth Products lançou no mercado um produto chamado “Green Earth Waterless Car Wash” para a lavagem de carros sem o uso de água. O produto feito a base de água, extrato de côco, silicone e sais é borrifado na superfície do carro. Uma vez lá, ele atrai a sujeira através de princípios eletrostáticos. O próximo passo é passar um pano para retirar o produto e a sujeira.
Um litro do produto custa cerca de 20 dólares e é suficiente para 10 lavagens. A motivação da empresa é tanto a economia de água e a redução do uso de produtos químicos. Uma lavagem profissional consome entre 90 e 170 litros de água. Estima-se que, em uma lavagem “caseira”, o consumo de água seja quase o dobro.

A importância dos prédios verdes na redução das emissões

ITC India - Platinum Building
A criação de espaços de trabalho ambientalmente amigáveis é um fenômeno globlal que não pára de crescer. Os prédios têm sido projetados para apresentarem características “verdes”, onde o benefício para o meio ambiente, para as corporações e seus colaboradores são numerosas.
Na Índia, por exemplo, a quantidade de “prédios verdes” cresce a cada ano. Recentemente, o ITC Green Centre, um prédio de escritórios localizado na cidade de Gurgaon (que possui cerca de 2 milhões de habitantes) recebeu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) da USGBC (United States Green Building Council).
O projeto do prédio levou em consideração a eficiência energética, o meio ambiente, a conservação de água, o uso de produtos reciclados e energia renovável. Além disso, o ITC Green Centre reduziu seu consumo de energia em 51%. O ITC possui a maior pontuação em sua categoria além de ser o maior prédio do mundo a possuir a certificação Platinum.
Via: Times Now

Nova Kombi-casa ecológica

kombi
O designer canadense Alexandre Verdier transformou a Kombi em uma moderna casa-ecológica para acampamentos. O veículo é equipado com um motor híbrido (gasolina e elétrico) de 200 hp que emite apenas 160 g de CO2 por km. Outros itens incluem painéis solares no teto (40 watt – 12 volts), GPS para navegação, internet wireless e uma mini-cozinha.
Preço: 69 mil dólares.
Via Verdier

Vila Solar em Freiburg, Alemanha

vila_solar2
O Solarsiedlung ou “Vila Solar” é o projeto de construção solar mais moderno da Europa. Projetada por Rolf Disch, o condomínio segue as instruções da German Passive House (conforto interno sem a necessidade de aquecimento/resfriamento) e Plus Energy House (produz mais energia do que necessita). Além disso, o projeto contempla diversas questões ambientais como a seleção de materiais, consumo de energia, opções para transporte e métodos construtivos.
A Vila Solar (que possui 58 unidades residenciais) está localizada em Freiburg, a “capital solar” da Alemanha. O layout do projeto é baseado na orientação solar. As casas com terraços são orientadas para o sul e a distância entre os prédios é determinada de tal forma que permita a insolação e o aquecimento de cada casa pela incidência de radiação solar. Os prédios possuem dois e três andares.
vila_solar5
A eletricidade é gerada por painéis solares e a energia excedente é ligada e vendida à rede pública. A energia adicional nos meses de inverno é produzida por uma estação local abastecida com cavacos de madeira.
Antes de ser lançada nos coletores pluviais, a água da chuva passa por um sistema de drenagem natural. Parte dessa água ainda é coletada e armazenada para uso em irrigação e jardinagem ou utilizada para descarga de vasos sanitários.
vila_solar3
Outras estratégias mais tradicionais utilizadas incluem o uso de grandes aberturas na fachada sul para maximizar o ganho solar e aberturas pequenas no norte para minimizar a perda de calor. A projeção do telhado fornece sombra durante o verão mas permite a passagem do sol durante o inverno para aquecimento passivo.
Via Greenline

A Green House da revista Time

green_house_time
O norte-americano médio libera cerca de 22 toneladas de dióxido de carbono à atmosfera a cada ano. Uma grande parte dessas emissões são geradas pelas residências e pelo grande desperdício de energia. Segundo um estudo recente, uma das maneiras mais efetivas em termos de custo para a redução das emissões dos gases do efeito estufa é através do isolamento térmico dos prédios.
Clique na figura acima e arraste a lente pelos diferentes cômodos da casa para ter uma idéia do quanto de emissão de CO2 pode ser reduzido através de idéias bastante simples.
Via Time CNN

Árvores sintéticas para a captura de CO2 do ar

arvore_sintetica
Segundo dados do IPCC, os principais gases do efeito estufa são o vapor d’água (responsável em cerca de 36-70%), o dióxido de carbono (que causa entre 9 e 26%), o metano (responsável por 4-9%), o ozônio (entre 3 e 7%) e também o hexa fluoreto de enxofre (SF6). Com esses dados em mente e com a preocupação de diminuir as concentrações de CO2 na atmosfera, Klaus Lackner, professor de Geofísica da Columbia University, está trabalhando em um interssante conceito para resolver esse problema: árvores sintéticas.
A idéia é reproduzir o processo de fotossíntese para capturar e armazenar quantidades expressivas do gás carbônico. Cerca de 90.000 toneladas de CO2 por ano – aproximadamente o emitido anualmente por 15.000 automóveis – poderiam ser capturadas pela estrutura. Além disso, a árvore seqüestradora de carbono poderia gerar cerca de 3 megawatts, tornando sua operação auto-suficiente em energia.
A estrutura – semelhante a um gigantesco mata-moscas – agiria como uma espoja gigantesca para sugar o dióxido de carbono. A árvore sintética teria aproximadamente 300 metros de altura e ocuparia uma área equivalente a de um campo de futebol. Uma solução de hidróxido de sódio presente nas hastes internas seria responsável pela captura do CO2 presente no ar.
Segundo Klaus Lackner,
A eficiência desse sistema seria superior a de uma árvore natural. Podemos, com o uso dessa tecnologia, coletar uma fração signficativa do carbono presente no ar.
A vantagem no uso desse sistema é que ele seria capaz de remover o CO2 independente de onde ele estiver sendo gerado – carros, aviões, indústrias, termoelétricas. Nenhuma outra tecnologia para a captura do carbono existente atualmente poderia ser utilizada para a remoção de CO2 gerado por fontes móveis, como automóveis e aviões
Via wattwatt


Ônibus solar Tindo

tindo_solar
A cidade australiana de Adelaide acaba de elevar seu padrão de sustentabilidade com a introdução do primeiro ônibus elétrico do mundo abastecido 100% com energia solar.
O ônibus, que oferece serviço de transporte gratuito para a população de Adelaide, foi produzido a partir de componentes de alta qualidade fornecidos por companhias de transporte e tecnologia como as gigantes MAN e Siemens. Produzido pela empresa Neo-Zelandesa Designline International, o ônibus não possui um motor a combustão, o que o torna extremamente silencioso e sem emissões.
Via Adelaide City Council

Idéias para o reaproveitamento de disquetes, caixas de cd e garrafas PET

disquete1 
Há 30 anos, disquetes com capacidade de 100KB eram a mídia mais eficiente para transferência de dados entre computadores. Inventados em 1971 pelo engenheiro da IBM Alan Shugart, os disquetes permanceram populares entre a metade da década de 1970 até o fim dos anos 1990.
Uma boa idéia para o reaproveitamento dessas mídas é transformá-las em blocos de anotação. Veja aqui como fazer: http://www.metacafe.com/watch/632932/make_notepad_from_floppy_disks/

pet_luminaria
Idéia do designer inglês Stuart Haygarth: um lustre construído com a base de garrafas plásticas. As bases receberam um polimento com areia e água para ficar com uma textura similar a um vidro fosco.
drop chandelier’ by stuart haygarth
cd_luminaria
Caixas de cd podem ser reaproveitadas na fabricação de luminárias.
re-think + re-cycle



http://hypescience.com/os-10-chuveiros-mais-estilosos/

Por Bruno Calzavara em
Os 10 chuveiros mais estilosos
Na hora de ir pro banho, a última coisa em que você pensa é em design, certo? Bem, nem todos pensam igual a você. Confira 10 chuveiros que provam banheiro também pode ser o lugar de peças estilosas!




1 – Chuveiro com aquário

Este chuveiro possui um aquário de verdade bem no meio de uma de suas paredes. Já imaginou como seria legal estar de pé no chuveiro sob um fluxo d’água enquanto observa peixes nadando ao seu redor? Muito relaxante. É possível também instalar uma televisão ou uma estante em vez do tanque de peixes, mas que graça teria?
2 – Chuveiro de veado

Já imaginou como seria tomar um banho com uma cabeça de veado vomitando água sobre você? Pois não precisa mais imaginar. Esta peça de porcelana de gosto duvidoso foi revelada na Semana de Design de Milão em 2010. Por se tratar de um artigo do mais alto design internacional, o preço do chuveiro não foi divulgado. Mas uma coisa é certa, ele não estará disponível nas lojas mais populares do ramo. Sorte nossa.
3 – Chuveiro com show de luzes

Mais do que apenas inovador e bonitinho, esse chuveiro é realmente útil. As tais luzes emitidas pelo chuveiro indicam a temperatura da água – para você nunca mais se queimar ou tomar um susto com a água gelada de novo. As luzes vão do verde (quando a temperatura está inferior a 32 graus) ao vermelho intenso (mais de 45 graus). Entre os dois extremos, o chuveiro varia entre azul, laranja, roxo e rosa.
4 – Chuveiro com 18 jatos diferentes

O número 4 de nossa lista é praticamente um lava-jato humano. Como você pode ver na foto, esse chuveiro possui nada menos que 18 pontos distintos por onde a água é lançada no corpo do felizardo que está tomando banho nele. Com configurações ajustáveis (tais como temperatura e pressão da água), o item é praticamente perfeito. “Praticamente” por causa do preço: 100 mil dólares (160 mil reais). Quem pode, pode; quem não pode, toma banho em um chuveiro de apenas um jato mesmo…
5 – Chuveiro invertido para jardim

A ideia genial deste chuveiro foi simplesmente inverter as direções. Ao invés de água caindo em cima de você, ela brota de baixo para cima, como se você estivesse em uma fonte. Vencedora do iF Product Design Award de 2007, a plataforma branca é feita a partir de uma moldura de aço inoxidável de base resistente, coberta com plástico branco e piso antiderrapante. Quando ativado pelo toque dos pés de alguém, o sistema de canal interno libera a água através de 16 jatos finos em forma de cone. O resultado é um esguicho constante e suave de água de 2 a 4 metros de altura. Porém, mais alto do que o alcance da água é o preço do produto: 930 dólares (1.500 reais). Será que a diversão de tomar banho ao contrário vale essa grana?
6 – Chuveiro dobrável

Esse chuveiro que pode ser dobrado e “guardado” é um conceito da empresa francesa Supiot, que está atualmente à procura de um fabricante e de um distribuidor. Seu design exclusivo supostamente permite que as pessoas que vivem em apartamentos pequenos possam instalar um chuveiro sem comprometer muito o espaço de seu banheiro de área limitada.
7 – Chuveiro/banheira circular

O desenhista industrial Ron Arad criou esse modelo híbrido que pode ser tanto uma banheira quanto um chuveiro para os fabricantes italianos da Teuco. Perceba nas imagens que o formato arredondado do produto cria uma espécie de banheira na segunda foto, mas após virar a estrutura inteira de ponta-cabeça, ela vira um chuveiro convencional (ou quase). Claro que você vai precisar de um banheiro do tamanho da maioria dos nossos apartamentos inteiros para fazer caber esse chuveiro/banheira. Ainda assim, é uma ideia muito legal.
8 – Chuveiro de bolso

Fantástica ideia para quem costuma acampar ou realizar atividades ao ar livre: encha-o com água, pendure-o em uma árvore e fique limpo. O chuveiro de bolso vem em um saco do tamanho de uma mão fechada, mas é capaz de armazenar até 10 litros de água, o suficiente para um banho de sete minutos. O reservatório de água é feito de um material fino e preto que absorve a luz solar e aquece a água. Ao contrário dos demais chuveiros já apresentados nesta lista, este cabe no bolso – tanto metafórica quanto literalmete: 27 dólares (42 reais).
9 – Chuveiro psicodélico

Esses azulejos de vidro sensíveis à temperatura mudam de cor dependendo da temperatura da água que sai do chuveiro. Basta informar ao fabricante a base de temperatura desejada e cada aumento de 6 a 10 graus na temperatura ativa uma fase de cor diferente. Há três fases no total – depois de passar pela terceira, os azulejos voltam à cor original. Dois poréns. Um: o perigo de se empolgar brincando com a psicodelia e acabar com toda a água quente ou receber uma conta de luz astronômica no fim do mês. Dois: sempre ele, o preço. Apenas um azulejo, de 10cm por 10 cm, custa 33 dólares (52 reais). Faça as contas para o banheiro inteiro.
10 – A máquina de lavar humana

Essa é para quem tem preguiça de todo o trabalho que envolve tomar banho (ficar em pé, ter de mexer os braços para se ensaboar e passar xampu… realmente exautivo). A máquina de lavar humana lhe dá a oportunidade de ficar deitado enquanto seu corpo inteiro é limpo. Em outras palavras, a máquina faz todo o trabalho sujo e você, nada. Você se coloca dentro do casulo, que te lava com água e sabão, usa luz infravermelha para te manter aquecido e ainda te mima com sons agradáveis e aromaterapia. Para terminar, um banho de algas e loções para o corpo. Depois que você sai, a máquina se auto-esteriliza para se livrar de toda sujeira que você deixou para trás.[Oddee]

Novos aviões “orgânicos”: tecnologia amiga do ambiente

Por Stephanie D’Ornelas 


O futuro dos aviões será cultivado organicamente. O banco em que você estará sentado nos voos poderá ser feito de plantas, e o combustível produzido com óleo de sementes e até algas. Materiais não renováveis como plástico ou metal não estarão presentes nesses aviões do futuro.
Voar pode ser a solução para a escassez dos recursos naturais: viajando no céu, longe das estradas, o chão pode ser utilizado para a agricultura e para a preservação do meio-ambiente.
O avião orgânico é inspirador em um momento de grandes desafios enfrentados pela indústria da aviação, como a superlotação nos céus. A previsão é a de o tráfego aéreo cresça cinco vezes ao longo das próximas décadas.
Além disso, as companhias aéreas terão que atender uma clientela cada vez mais exigente, já que até 2050 a população deverá quase dobrar para mais de nove milhões de pessoas.
Pensando nos jovens, cientistas pretendem desenvolver uma nova maneira de voar, barata, eficiente e sustentável, claro. Aliando a tecnologia atual aos desejos de rapidez e segurança, a empresa Airbus deve lançar uma cabine semelhante a um carro voador, que ajudaria a escapar das ruas congestionadas das grandes cidades.
O carro voador seria composto de leves e fortes materiais, teto transparente e até inteligência artificial para se adaptar as necessidades do usuário.
A questão mais complexa até agora é o preço. Viajar para qualquer lugar no seu país e do mundo, de forma rápida e segura, parece possível com o avanço das tecnologias. Mas mesmo quando for lançado, o veículo voador ainda estará longe do poder aquisitivo da maior parte da população.[BCC







Parede de açúcar

Por Casa e Jardim Online
A sustentabilidade está em alta em todos os setores na atualidade e, na decoração, não poderia ser diferente. Aproveitando a onda dos produtos ecológicos, a empresa norte-americana WallArt lançou estes painéis com relevos, feitos com o bagaço da cana-de-açúcar. Por isso, além de terem um lindo efeito estético, as peças são 100% recicladas e biodegradáveis. Confira o resultado nas imagens abaixo:




Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Colaboração Brenda Boeschenstein





 Sacos de jornal

1De: Ana Maria Toledo Osanai   Data 03/04/2011 22:18:40
Assunto: Enc: Sacos de jornal
Queridas amigas. Repasso a idéia de reciclagem abaixo, que pode ser aproveitada no blog da UGA, como atitude correta para ajudar a recuperar o nosso planeta. Bjs,
Atenciosamente,

Ana Maria Toledo Osanai

Que a Paz de Deus esteja sempre com você. O Amor de Cristo nos uniu.


----- Mensagem encaminhada ----
Enviadas: Quarta-feira, 13 de Abril de 2011 20:57:26
Assunto: FW: Sacos de jornal


OLHA SÓ QUE IDEIA LEGAL


SACOS DE JORNAL PRA COLOCAR NAS LIXEIRAS DA CASA.....

O QUE ACHA?



Sacos de jornal







Dia desses, quando recusei a sacolinha plástica numa loja, ouvi da moça do caixa: mas como você faz com o seu lixo? Não foi a primeira vez que me perguntaram isso. A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo? Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja:
Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.





Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, mantendo a base para baixo.


                                                           



Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.


                                                               
        




Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.



                                                           
Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:
                                                              

                                                          

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.



                                                               
                                    


Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

                                                         
                                                    

Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:
 
                                                    

Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!



                                                    


É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!



                                                          



Que tal?


                                                  



Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!



 Vamos ser ecologicamente corretos!!!!!!!






Aprenda a jogar o lixo no lugar certo e ajude a melhorar o ambiente
Consumir de maneira responsável, reutilizar produtos e reciclar são fundamentais para uma vida mais agradável
André Sartorelli, do R7


Foto por SXC
Especialista diz que a melhor solução para melhorar o ambiente é reduzir o consumo, reaproveitar produtos e alimentos e praticar a reciclagem
Reciclar o lixo é mais do que sinônimo de prática ecologicamente responsável. Além de melhorar o ar, a reciclagem diminui a poluição do ar, do solo, e da água. Especialmente nos grandes centros urbanos, gera empregos em cooperativas, organizações não governamentais e empresas.
Hoje, a maioria dos municípios brasileiros tem programas que separam todo o lixo ou parte dele. A coleta seletiva acontece em 56% dos 5.565 municípios brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Ana Maria Domingues Luz, presidente do Instituto GEA - Ética e Meio Ambiente, diz que a reciclagem é só a terceira fase de ações responsáveis por melhorar o ambiente.

- Antes de pensar no destino do lixo, as pessoas precisam ter consicência de que é preciso reduzir o consumo e reutilizar alguns materiais, quando necessário.

A dica dos 3 "Rs" (reduzir o consumo, reaproveitar e reciclar) ajuda famílias, condomínios, escolas e empresas a não juntarem montanhas de lixo.
Redução do consumo
Reduzir o consumo não é tão difícil quanto parece. Na hora da compra, vale a pena levar de casa sacolas reaproveitáveis. A Associação Brasileira de Supermercados (Abrasa) diz que a população brasileira consome 12 bilhões de sacolas plásticas por ano. Esse material demora cerca de 400 anos para se decompor na natureza.

Por isso, prefira produtos que duram mais e geram menos lixo. Em vez de comprar alimentos como frios e carnes em bandejinhas de isopor, que não podem ser recicladas, leve para casa os alimentos à granel. Também ajudam o ambiente a economia de água e energia.

Evite banhos demorados, limpar a calçada com ajuda da mangueira e deixar a torneira aberta enquanto se escova os dentes. Televisões e aparelhos de som devem ser totalmente desligados e tirados da tomada após o uso, para gastar menos energia. Troque as lâmpadas incandescentes de casa por modelos fluorescentes (brancas), que são mais econômicas.

Para consumir menos papel, use os dois lados da folha na hora de imprimir, mas pense duas vezes antes de gastar tinta e folhas. Papéis de presente em bom estado e em famílias grandes, fica mais barato e ecologicamente correto levar produtos em embalgans "tamanho família". Até mesmo no preparo de alimentos há maneiras de não desperdiçar. Vários vegetais têm talos, folhas, cascas e sementes que em vez de irem para o lixo, melhoram receitas e rendem novos pratos.
Reutilize produtos  
A reutilização (segundo R) é praticada de duas maneiras. Na primeira e mais fácil, basta repassar a alguém os produtos que seriam jogados no lixo, mas que ainda têm utilidade. Livros, roupas, materiais escolares em bom estado são alguns exemplos. Outro jeito é dar nova utilidade aos objetos usados. Vidro de palmito vira pote para guardar arroz ou feijão, potes de plásticos servem para armazenar algodão, caixas de sapato guardam brinquedos. Isso vai depender da criatividade de cada pessoa.

Depois de tudo isso, ainda existem utensílios que podem ser reciclados, outros vão para os aterros sanitários e lixões. Primeiro, devem ser separados papéis, vidros, metais, plásticos e lixo orgânico (restos de comida). Ana Maria Luz explica que da coleta seletiva à reciclagem existe um grande caminho.
- Em muitas cidades não adianta as pessoas separarem o lixo e deixar na porta de casa. Quando não há coleta seletiva ou se ela não funciona direito, todo o esforço será em vão porque o lixo vai parar no caminhão e se mistura com outros dejetos, inviabilizando a reciclagem.
Depois da separação, procure a prefeitura, cooperativas que recebem materias para reciclagem - algumas retiram objetos em casa - e organizações não governamentais (Ongs).
UGA DE OLHO NA ECONOMIA

Aprender como fazer amaciante em casa


Veja uma série de receitas



Aprender como fazer amaciante em casa
 pode lhe ajudar a ganhar uma renda extra, além de economizar na hora das compras.

Veja uma série de receitas
 de como fazer amaciante caseiro para roupas

Receita
 de amaciante 1:

Materiais usados para produzir o produto de limpeza:

Materiais usados (p/ 4o L):
  • 1 kg de base amaciante azul ou branca;
  • 40 L de água ;
  • Essência a gosto.

Modo de preparar:
1.  
Coloque a água para esquentar até que ela atinja uma temperatura entre os 60 e 70°C;
2.  
Pique a base em pedaços pequenos;
3.  
Despeje dentro da água quente, ainda no fogo;
4.  
Mexa até dissolver totalmente;
5.  
Quando ferver, retire a água do fogo e coloque em uma outra superfície;
6.  
Continue mexendo bem até esfriar, quando a mistura adquire a textura grossa de amaciante;
7.  
Quando estiver frio, adicione a essência na quantidade desejada e misture bem.

Receita de amaciante 2:

AMACIANTE GENÉRICO.

Materiais usados:
  • 5 litros de água fria;
  • 1 litro de água quente ( sem ferver );
  • 2 colheres ( sopa ) de glicerina liquida;
  • 1 garrafinha de leite de rosas;
  • 1 sabonete lux luxo branco ou dove.

Aprenda como fazer:
1.  
Esquente bem 1 litro de água ( sem ferver ), desligue o fogo e coloque o sabonete ralado.
2.  
Tampe e deixe algumas horas para amolecer.
3.  
Depois volte a panela no fogo baixo mexendo delicadamente sempre sem deixar ferver para derreter totalmente.
4.  
Despeje num balde e acrescente a glicerina, o leite de rosas e os 5 litros de água fria
5.  
Misture e engarrafe.Observação : Na hora que se faz fica líquido, mas no dia seguinte fica bem cremoso. Se quiser, acrescente gotas de essência ou colônia para bebê.

Receita de amaciante 3:

AMACIANTE DE ROUPAS
  • 5 litros de Água;
  • 4 colheres de Glicerina;
  • 1Sabonete ralado;
  • 2 colheres de sopa de Leite de Rosas.

Como fazer:
1.  
Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver.
2.  
Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de Leite de
Rosas.
3.  
Mexer bem até misturar e depois engarrafar.





DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, ADOTE ESSA IDEIA.




Uma sugestão para reciclar e criar personalizando seu papel   colocando, pétalas de rosas, linhas coloridas, folhas secas...






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...