domingo, 29 de janeiro de 2012

SOBRE; ANJOS, AMOR E SABEDORIA.

“Alguém falou em algum momento
 que duas asas conduzirão
 o espírito humano à presença do Criador.
 Uma chama-se amor; a outra, sabedoria.”
 João Leal Leal



 SOBRE; ANJOS, AMOR E SABEDORIA.
Texto de Sandra UGA em 29/01/2012.




Depois de muita experiência de vida é que se pode dizer algo com propriedade, haja vista, designarmos os “velhos” ou os “experientes” como SÁBIOS, mas a SABEDORIA não deve ser atributo somente de “velhos”, mas conforme a humanidade vai evoluindo, mais e mais crianças poderão desempenhar seus verdadeiros papeis de criaturinhas sábias, que sabem muito bem o que devem fazer na vida. O problema todo de ser criança nesta dimensão é passar muito tempo esquecida de sua própria essência, mas acredito que isso irá mudar e o Mundo se renderá à SABEDORIA das CRIANÇAS.
Imaginem que maravilha quando as crianças em sua sabedoria não precisarão mais ficar chorando a toa, fazer birra, darão menos trabalho em todos os sentidos e serão rapidinho, independentes, é como passar pela experiência de ser criança, mas com consciência, acho até que quando a gente vê os bebezinhos usando de tecnologia com a maior naturalidade, não nos assustamos mais, é quase isso, quando as crianças começarem a demonstrar que são plenos em suas consciências, é como os “gêniozinhos ou os superdotados”,  quando não tiverem mais medo de dizer ao mundo que falam com ANJOS e lembrarem de quase tudo o que precisam fazer aqui, aí sim nos vamos ver essas crianças crescerem fazendo e acontecendo, mais e mais crianças tomarão lugares não somente na mídia, mas em todos os lugares que precisarem de ideias novinhas em folha, porque as crianças são criativas por natureza o que estraga são os adultos que não tiveram infância, as crianças fazem muitas coisas com sentido, mas não estamos preparados ainda para absorver tamanha Pureza de Sentimentos.   


Dessa forma, não somente os “velhos” serão sábios, mas as crianças desenvolverão a sabedoria que lhes é devida nesta existência para que seja dado ao mundo o equilíbrio necessário para que em todas às etapas da vida exista a compreensão que permitirá tomarmos a decisão mais acertada e sábia possíveis.
 Ao contrário do que existe hoje, a grande massa, não desempenha tudo àquilo a que tem direito, a maioria se deslumbra na sombra do ego e anula qualquer atitude de interatividade com sua essência espiritual, não damos a mínima importância para o fato de sermos seres ESPIRITUAIS revestidos de um corpo físico, perecível e condicionados às intempéries da manifestação física.
 Por tanto, no fundo o que prejudica o rendimento dos Seres humanos é justamente o embotamento de sua sabedoria nata, mas latente até o dia que a Consciência Plena desabrochará com todo o esplendor que lhe é peculiar e seremos desde a mais tenra idade sábios em essência e teremos tudo o que for necessário para vivenciarmos nossa experiência de vida plenamente, usando todos os recursos para que nossa existência seja a mais clara e objetiva possível, facilitando nosso entendimento do que somos e do que representamos para o mundo. Cada qual desenvolvendo seus atributos verdadeiramente e desempenhando com qualidade nata tudo o que lhe for conveniente e principalmente fazendo uso do verdadeiro AMOR, para com tudo e toda a criação. O AMOR SÁBIO dos SÁBIOS.
Sandra UGA
  


sábado, 28 de janeiro de 2012

TRANSFORMANDO COM SIMPLICIDADE.

Contribuição Espaço Despertare
 
Jardins de calha: para flores ou horta.
Em vez de se desfazer de forma inadequada desses materiais, podemos adaptá-los de maneira construtiva para "aliviar" a vida de animais de rua, alimentar pássaros ou dar um toque inusitado à decoração de ambientes. São materiais simples como garrafas pet, xícaras, casca de côco, caixotes de madeira, etc. Mesmo que você... não os utilize, seja pelo motivo que for, compartilhe, pois sempre tem alguém querendo fazer algo e atitudes como essas são preciosas, assim como a ajuda dessas pessoas. As idéias não são minhas, estou só repassando. Dicas como estas, são bem-vindas! Grata aos internautas que as disponibilizaram.Ver mais



















 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O olhar de Verissimo sobre o BBB

REPASSO COMO RECEBI. APLAUSOS PARA O CRONISTA VERISSIMO!
 
"Se cada um fizer a sua parte em reenviar estarei satisfeito"
O olhar de Verissimo sobre o BBB
Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência. Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB  é a pura e suprema banalização do sexo.
Luis Fernando Veríssimo
É cronista e escritor brasileiro
Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros...todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB  é a realidade em busca do IBOPE.

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB . Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.


Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados. 
Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia.


Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas
, entidades sociais e beneficentes, Ongs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados .

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas
pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.


Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , ·visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.
Esta crônica está sendo divulgada pela internet a milhões de e-mails.
 
 
 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DESMATAMENTO = CRUELDADE, DESRESPEITO À NATUREZA E FALTA DE HUMANIDADE.

Contribuição do Amigo, músico e agora engajado em questões ambientais. Muito bem vindo ao club Ramon Lira.

Muita calma nessa hora!
Por Sandra UGA em 24/01/2012.
De um lado os agricultores do outro nós cidadãos urbanos.
Os dois lados precisam consertar alguns erros cometidos por séculos, precisamos sim olhar tanto para os Desmatamentos para a produção no campo como também para as invasões que são feitas nas cidades, consequentemente com o aumento de cidades e da população literalmente constroem-se mais e mais Hidrelétricas, desmatando e inundando grandes extensões de terra e destruindo biomas que nunca mais serão encontrados novamente.
É preciso em benefício de todos reorganizarmos, me parece, não tenho certeza se a situação no campo com o código florestal encontre um denominador comum a todos os envolvidos. Nas cidades é quase impossível, pelo aumento de moradias para atender a demanda da população que cresce desenfreadamente, mesmo sendo difícil para a grande maioria sobreviver à carestia e ao sufocamento provocado pela superpopulação do Planeta.  
A citação bíblica do “Crescei e multiplicai” serviu até demais, nos tempos de hoje poderíamos abrir mão desta máxima e declarar, Preservai o que tens; Somos todos irmãos; Nós fazemos parte de uma única Família; Adote mais crianças; (é preciso fazer leis menos rígidas para adoções, têm muita gente querendo adotar, mas a burocracia exige demais de quem tem boa vontade e até tenta, mas desiste no meio do caminho, nem os pequeninos abandonados tem chance de serem adotados, COM MAIS RAPIDEZ).
  A Terra não nos pertence, somos usuários apenas e estamos sempre de passagem, portanto, temos que ter a dignidade de deixarmos, em nossa trilha, não a destruição, mas a preservação do que não nos pertence.
Somos seres inteligentes ou pelo menos deveríamos ser, quando a questão é o Comportamento do Ser Humano em relação ao que fazemos com a nossa vida, a vida alheia e intrinsicamente a vida do Planeta literalmente, porque NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS SIM, PELO PLANETA, PELA NATUREZA, PELA NOSSA PRÓPRIA VIDA E PELA VIDA DO NOSSO PRÓXIMO, TUDO QUE FAZEMOS ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO COM O TODO, SE DAMOS PREJUIZO PARA A SOCIEDADE, SE DESTRUIMOS O QUE NÃO É NOSSO, ESTAMOS DE CERTA FORMA PREJUDICANDO O PLANETA E A NOSSA PRÓPRIA EXISTÊNCIA NESTE MUNDO.
Portanto temos que nos questionar sempre; se o que estou fazendo pode ser feito minimizando os riscos para outros seres ou mesmo para a natureza, porque a natureza só reclama depois de ser muito massacrada e dilacerada, daí, temos que ter bom senso principalmente  àquelas pessoas que precisam USAR a TERRA, seja para plantar ou construir , só desta forma, poderemos USAR os RECURSOS NATURAIS, os quais não somos DONOS, COM RESPONSABILIDADE E EQUILÍBRIO.
Pedimos para de agora em diante, mantermos uma postura mais CONSCIENTE de nossos Atos, ATITUDES e nos comprometermos a salvaguardar o máximo possível a integridade da NATUREZA, preservando-a, replantando áreas devastadas, principalmente perto de nascentes (onde estavam com a cabeça quando desmataram áreas estratégicas para a sobrevivência de inúmeros seres que dependem de água e principalmente de nascentes que abastecem rios e cidades). Ainda temos tempo, com a ajuda de pessoas conscientes de seus deveres em vez de ficarmos brigando quem tem razão, vamos arregaçar as mangas e distribuir vida onde foi tirado, arrumar a nossa casa planetária, reflorestar onde foi desmatado, produzir sim, mas com consciência plena e no caso das cidades, temos que ser cada vez mais sustentáveis, criando possibilidades e projetos sustentáveis, que incorporem benefícios principalmente para o Planeta, temos que ter uma VISÃO MAIS AMPLA em todos os sentidos e PENSAR MAIS no TODO, NO PLANETA, NO MUNDO, NO UNIVERSO.
SandraUGA






Enviado por  
Vários me pediam pra fazer um video de desmatamento em uma de minhas viagens, entao lá vai...
Nem me pergunte onde foi esse que nem me lembro...

Para quem esta no campo e entende do trabalho rural, verá este filme e saberá o que é qualidade no trabalho. Veja no detalhe que o serviço é feito com duas correntes de duas polegadas cada uma, lógico que o desgaste é maior das maquinas maiores, mas pode ser desmatado por d8 ou d9 caterpillar e enleirado por d6, visto que todos os troncos sao triturados na quebra, entao o custo da preparacao da terra vai lá embaixo. Outro detalho, não haverá fogo, após a derrubada, tudo irá pra leira na seqüência.

Para os ambientalistas digo que pelo que percebi, somente 50% é derrubado e todos os requisitos legais sao atendidos. As arvores controladas pelo orgao ambiental foram todas mapeadas no eia-rima e as maquinas desviam, pois estao todas identificadas, se derruba é multa na certa.
É feito um sistema de desmatamento por celulas, assim a mortandade de animal é baixa ou praticamente zero. É proibido qualquer especie de caça.

Tá aí, agora só nao vale reclamar.

sábado, 21 de janeiro de 2012

REFLEXÕES UGA

Fazendo as MUDANÇAS necessarias.
"Se nos tornamos dependentes das mudanças, e tentamos mudar coisas em nossas vidas antes de elas estarem prontas para isso, então estamos lutando em uma batalha perdida. De forma semelhante, se ficamos presos em conservar as coisas como estão, resistentes a toda e qualquer mudança em nossa vida, a batalha se mostra igualmente difícil e despropositada. Por outro lado, se aprendemos a aceitar o que está acontecendo, sem nos identificarmos com a necessidade de mudar ou manter as coisas, começa a ser criado um espaço em nossa vida para as coisas mudarem ou não, de acordo com as nossas reais necessidades. " 
Will Parfitt


Um dia desses, me deparei com este pensamento, que veio a calhar, justamente, porque, estava pensando que poderia fazer algo + produtivo, trabalhar +, me empenhar+, me esforçar +, ter + objetivos na vida. Daí li as sábias palavras de Will Parfitt, que me confortaram e trouxeram não somente alívio para minhas angústias, mas a certeza de estar fazendo aquilo que na medida de minha capacidade e sem estresse devo fazer, ou seja, tudo àquilo que me proponho a fazer me sentindo confortável, tranquila e mesmo não tendo muita consciência do que possa representar no momento presente, está relacionado com a minha pura realidade, dessa forma, posso estabelecer qualquer mudança, se for preciso com a convicção de que sigo às setas indicativas para o novo ou para a mudança propriamente dita. SandraUGA

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

COMO MANTER-SE FELIZ !!! Retrospectiva 2011


 Colaboração Brenda Boeschenstein
COMO MANTER-SE FELIZ !!!


1. Deixe fora os
números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura.
Deixe que os médicos se preocupem com isso.


 2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo.
(Lembre-se disto se for um desses


                         


3. Aprenda sempre:

Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.
'Uma mente preguiçosa é oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer!
 


4. Aprecie mais as pequenas coisas




    5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar.
E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele / ela!


               

6. Quando  as lágrimas aparecerem
Aguente, sofra e ultrapasse.

A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios.
VIVA enquanto estiver vivo.




7. Rodeie-se das coisas que ama:
Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.

O seu lar é o seu refugio.


                      

8. Tome    cuidado com a sua saúde:
Se é boa, mantenha-a.

Se é instável, melhore-a.

Se não consegue melhora-la , procure ajuda.




  9. Não faça    viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente,
   mas NÃO para onde  haja culpa



10. Diga
às pessoas que ama que as ama a cada oportunidade.



E, se
não mandar isto a pelo menos quatro pessoas - quem é que se importa?
Serão apenas
menos quatro pessoas que deixarão de sorrir ao ver uma mensagem sua.
Mas
se puder pelo menos partilhe com alguém! 






 
 

     Ah! Só mais um lebrete:
"A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna" 
Portanto, meu amigo(a), SEJA FELIZ SEMPRE !!!
Um grande abraço.


Brenda Boeschenstein

PARANOARTE -

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO.

contribuição
http://paranoarte.blogspot.com/

São Paulo - Com o objetivo de chamar a atenção da população para a substituição das sacolas descartáveis por modelos reutilizáveis, durante 30 dias os principais parques e avenidas da capital paulista terão exposição de esculturas com material reciclado. Serão espalhadas sacolas gigantes em 11 pontos da cidade.

Largo São Bento, no centro de São Paulo.


Essa é uma iniciativa do governo do Estado em parceria com a prefeitura da capital para conscientizar os paulistanos a utilizarem sacolas reutilizáveis.


Lei das sacolas plásticas

As sacolas plásticas nos supermercados de São Paulo deixarão de ser gratuitas a partir do dia 25 de janeiro. Acordo entre o comércio e a prefeitura prevê o fim das embalagens para proteger o meio ambiente.
 A medida deveria entrar em vigor em janeiro, mas foi barrada pela Justiça após uma ação do sindicato da indústria de material plástico, que alega que a medida pode provocar a demissão de 6.000 pessoas.
Apesar disso, a associação dos supermercados fez um acordo para acabar com as sacolas. 
O acordo prevê que 1.300 estabelecimentos acabem com a distribuição gratuita no dia 25. 

Feita de material reciclável, a sacola serve para conscientizar os paulistanos a utilizar as reutilizáveis 

As esculturas com mais de quatro metros de altura foram feitas com material reciclado e poderão ser vistas nos Parques Ibirapuera e Villa Lobos, Avenida Paulista e centro da capital, entre outros locais de grande circulação de pessoas.
A criação da obra é assinada pela ATTACK Intervenções Urbanas, do artista Eduardo Srur. A ONG Projeto Arrastão foi convidada para confeccionar os painéis artísticos que permanecerão expostos nas ruas até o dia 16 de fevereiro.
A iniciativa da APAS conta com o apoio do governo estadual e da Prefeitura de São Paulo e prevê que todos os supermercados associados à APAS deixem de distribuir sacolas descartáveis, estimulando a população a encontrar formas alternativas de transportar suas compras.
A entidade é contra a cultura do descarte e propõe a adoção de iniciativas para a implantação de medidas que visem reduzir o consumo, despertando a consciência para o uso de sacolas reutilizáveis.
“Queremos conscientizar os consumidores para a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco. Donas de casa, pais de família e até crianças receberão a mensagem da nossa campanha: utilizem sacolas reutilizáveis na hora das compras”, disse o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi. LEIA MAIS AQUI


Sobre as ecobags da Paranoarte:



Grande parte da população tem consciência de que as sacolas plásticas oferecidas pelos supermercados causam uma série de danos ao meio ambiente e sabem também que o uso das sacolas retornáveis poderia reduzir o problema de forma significativa. 

No lugar das embalagens gratuitas, os estabelecimentos passarão a vender sacolas biodegradáveis por R$ 0,19. 
Quem não quiser pagar terá de levar as compras em caixas de papelão, mochilas ou sacolas de pano. leia mais AQUI

Seguindo nosso princípio de Responsabilidade Ambiental, desde 2006, confeccionamos para nossos colaboradores, sacolas reutilizando os banners (lonas plásticas), estimulando assim o consumo consciente e a redução do uso de sacolas plásticas. Elas podem ser usadas tanto para as compras como bolsas para levar material de uso pessoal.

Veja alguns modelos de produtos produzidos por nós.












You might also like:

Camiseta com Aplicação em Crochê

A Sabedoria do Organismo Humano diante do Medo e da Ameaça ...

OFICINA DE BIJUTERIA - grupo amarradinho em você

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

MANTER O FOCO EIS A QUESTÃO.

5 maneiras para manter o foco

CONTRIBUIÇÃO: Fernando Oliveira


Muito se fala a respeito de produtividade e gestão do tempo no mundo corporativo. Para mim virou uma verdadeira obsessão pensar a respeito desse assunto, porque nem sempre tive o mesmo nível de produtividade que tenho hoje em dia. Por isso, tenho compartilhado regularmente com meus leitores algumas estratégias que aprendi.
Uma das principais características que vejo nas pessoas altamente produtivas é o fato de que a maioria delas tem grande capacidade de concentração. Eu acredito que não há como ser muito produtivo se você não estiver concentrado nas coisas que precisa fazer.
A ciência diz que o cérebro humano só consegue se concentrar em uma coisa de cada vez. No entanto, vivemos em um mundo complexo e somos bombardeados por estímulos que nos chamam a atenção a todo o momento. O que exige que façamos cada vez mais coisas sem prestarmos atenção. É só olhar para o que muitos fazem ao dirigir um automóvel; falam ao celular, comem, ouvem rádio, lêem.
Talvez você me pergunte; que mal há em ser multitarefa, já que o mundo premia as pessoas que conseguem fazer mais coisas, que são mais “produtivas”? Em primeiro lugar é preciso que tenha consciência de que atividade, ou o excesso dela, não tem nada haver com produtividade. Quantas pessoas que você conhece que correm o dia inteiro, mas ao chegar à noite em casa sentem que não produziram nada? Talvez você afirme que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo e que é natural para você. A pergunta que eu faço é; você realmente consegue fazer tudo ao mesmo tempo de forma excelente? É muito provável que sua resposta seja não. Simplesmente porque ao focalizar uma coisa, mesmo que por pouco tempo, você deixa de prestar atenção em outras.
Manter o FOCO em apenas uma coisa, não é tarefa fácil, mas totalmente possível, se você estiver comprometido a mudar. O desafio é superar a demanda por nossa atenção. Estamos o tempo todo cheio de coisas na cabeça e, por isso, é cada vez mais difícil manter sua atenção em apenas uma coisa. É o telefone que toca, é o e-mail que chega, é o navegador da Internet que fica aberto na página da sua rede social favorita, e que você de tempos em tempos para dar uma olhada às ultimas “novidades”. Quando você chega em casa mais demanda por sua atenção, filhos, esposa, marido que quer falar, televisão, até mesmo na hora do banho você não para de pensar. O fato é que toda vez que é interrompido, você leva cerca de 30 minutos para recobrar o nível de concentração e envolvimento na tarefa que estava fazendo.


O psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihaly, fundador da psicologia positiva foi um dos primeiros a estudar a capacidade que temos em fazer as coisas de tal forma que perdemos a noção do tempo. Ele diz em seu livro, “A descoberta do fluxo”, que quando estamos fazendo alguma atividade que não sentimos o tempo passar, estamos em estado de fluxo, nesse estado, nossa mente simplesmente fica concentrada na ação, e por isso, não sentimos a passagem do tempo.
Você já ficou completamente absorvido em uma atividade que nem percebeu o tempo passar?
Já fez algo por horas e pensou que havia se passado apenas alguns minutos? Se isso já aconteceu com você, então provavelmente você entrou naquilo que ele chama de estado de fluxo.

Para alcançar o estado de fluxo regularmente, como acontece comigo, você precisa aprender o que fazer para repetir um estado de fluxo bem sucedido. Saber como repetir uma estratégia vencedora pode ser a chave que estava faltando para aumentar sua produtividade.
Por sugestão do leitor Mário Leal, preparei algumas dicas de como melhorar sua capacidade de foco.
01 – Fazer tudo ao mesmo tempo é fazer nada. Tentar atender a todas as demandas pode fazer você pirar. Não queira ser tudo pra todos, defina o que realmente é importante para fazer e planeje bem escrevendo o que precisa ser feito primeiro e manda bala!
02 – Respeitar seu biorritmo é fundamental. Esse é um ponto fundamental, pois precisamos respeitar nossos horários. Algumas pessoas, assim como eu, funcionam melhor na parte da manhã, outras à tarde, e outras ainda, na parte da noite. Cada um sabe que horas está mais concentrado e produtiva, descubra o seu horário produtivo.
03 – Elimine o mito da multitarefa. Já me peguei trabalhando em vários projetos ao mesmo tempo. Certo dia, eu estava trabalhando com dez programas abertos, saltando de uma idéia para outra, mas no final do dia não tinha finalizado nenhum dos projetos. Foi quando me comprometi a mudar. Como? Escolhendo fazer uma coisa de cada vez.
04 – Gostar daquilo que você estiver fazendo. O segredo do sucesso não é apenas fazer aquilo que você gosta, mas gostar do que estiver fazendo. O escritor Dan Pink fala em seu livro Motivação 3.0, que um dos fatores motivacionais mais importantes, é buscar a excelência. Pesquisa com artistas mostrou que o trabalho saia muito melhor quando eles por conta própria buscavam serem melhores naquilo que estavam fazendo. E para isso, você precisa realmente gostar da atividade que escolheu.
05 – Estabeleça um prazo para finaliza a tarefa. Se você quer terminar seu dia e ver que realmente foi produtivo, precisa criar uma estratégia para que isso aconteça. Uma das ferramentas que tenho usado para me manter absolutamente focado é o Pomodo. Um programinha super bacana que cronometra tempos de 25 minutos. Com ele, fiquei mais focado nas atividades que precisava realizar rapidamente. Gosto muito do programa e o utilizo com frequência. O melhor de tudo é que ele é gratuito e você pode baixá-lo clicando aqui.
E então o que achou? Gostou? Quer acrescentar mais alguma dica à lista? Você também pode dar suas sugestões de pauta. Mande uma mensagem pra mim clicando aqui. Ou faça um comentário.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...