terça-feira, 18 de setembro de 2012

A BOLA DA VEZ


Soccket, bola que transforma chutes em energia

Uma participante da Tedx Rio+20, conferência sobre tecnologia, design e entretenimento, que fez parte da agenda paralela da conferência sobre meio ambiente da ONU, a Rio+20, chamou a atenção do mundo todo ao apresentar uma bola que a cada chute gera energia. è a chamada Soccket. A bola energética de Jessica é compacta, dura mais de três anos, não estraga na água, pesa apenas 65 gramas a mais que uma bola oficial de futebol e não precisa encher de ar.
soccket-ball
“Quanto mais a bola rola, mais energia gera”, afirma a inventora. Depois que a engenhoca armazena a energia, um de seus gomos é retirado e nele pode-se plugar uma lâmpada, um carregador de celular e até um ferro de passar. Jessica conta que meia hora de bola rolando proporciona quatro horas de uso de um ferro elétrico.
“A sustentabilidade pode ser divertida. E, ser for divertida, as pessoas vão usar mais e trabalhar mais para desenvolvê-la”, afirmou Jessica.
“Ao visitarmos a África, percebemos como todos gostam de jogar bola, principalmente as crianças, em qualquer horário, em qualquer lugar. É a brincadeira mais amada por lá. O que fizemos foi observar a cultura deles e a partir disso desenvolvemos o projeto”, explica a socióloga.
soccket btvgn
A UnchartedPlay já distribuiu bolas na Índia, no México e na Costa Rica, entre outros países, e agora chega ao Brasil. A fábrica fica em Nova York e produz sete mil bolas por mês. A precisão é chegar a produzir 13 mil unidades no mesmo período. “Até 2013, deveremos entregar 100 mil bolas”, afirma a socióloga. A fundação conta com grandes patrocinadores, mas também é possível fazer doações individuais através do site www.unchartedplay.com. “No fim do ano, quem quiser poderá comprar uma bola por US$ 60. A cada aquisição daremos outra unidade. Assim o indivíduo, além de se divertir, poderá também ajudar a financiar o projeto.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...