quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PEDAGOGIA DO FUTURO


Postado por Sandra UGA

A EDUCAÇÃO DE VALORES NAS ESCOLAS como SOLUÇÃO VIÁVEL para se estabelecer uma convivência pacífica com O MUNDO.

Enquanto não entenderem que a SOLUÇÃO da ESCOLA é EDUCAÇÃO para a VIDA, para o MUNDO e para se fazer isso é preciso diminuir consideravelmente o conteúdo informativo e inútil dos currículos escolares, para uma abordagem mais consistente em relação ao que se precisa para se formar pessoas dignas, criativas, estimuladas, com propósitos de vida saudáveis, críticos e sabedores de suas potencialidades.

 A multidisciplinaridade, abrindo novos horizontes e possibilidades para que a educação seja considerada o passaporte do mundo e por que não do COSMOS! A Educação Universalista  aprende-se a sobreviver dignamente no contexto de uma civilização abarrotada de questões preponderantes que por meio do AUTOCONHECIMENTO, do Transpessoal e da Elevação da Autoestima, do RESPEITO à todas formas de vida existentes no Planeta, pode-se  estabelecer um vínculo com a verdadeira conquista do SABER HUMANO.
Se não sabemos  quem SOMOS, o que estamos fazendo Aqui neste Momentum Quântico será impossível e deverás inverosímel estabelecer uma trajetória de conquistas. 
    
E se faz necessário também instituir a família ou responsáveis no compartilhar das atividades escolares, estimulando e dando maior segurança ao processo interdisciplinar, ajudando inclusive no crescimento do potencial criativo dos filhos, ou seja, pais participativos crescem juntos com os filhos. De preferencia se formar jovens que sejam bons pais, interativos e maduros para formarem novas famílias.
 É acreditando nos VALORES essenciais para se viver em PAZ, com GRATIDÃO, AJUDANDO O IRMÃO NECESSITADO, SER CARIDOSO não pode ser vergonhoso, cuidar do outro e de si mesmo precisa ser ENSINADO PRINCIPALMENTE O RESPEITO POR SI MESMO E PELOS OUTROS, INCLUINDO A NATUREZA, OS ANIMAIS E TODAS AS FORMAS DE VIDA. APRENDER A SE RELACIONAR CONSIGO MESMO E COM O OUTRO, SEJA ELE QUEM FOR, PARENTE, IRMÃO, DESCONHECIDO OU AMIGO, NÃO IMPORTA QUEM ESTEJA NA SUA FRENTE, IMPORTA VER NELE UM SER HUMANO, COM CORPO E ALMA, IGUAL A VOCÊ.  
As crianças e os jovens precisam muito no decorrer dos vários anos dedicados aos estudos, dentre outras prioridades serem levados ao correto desenvolvimento do processo artístico descobrindo seus dons e valorizando a ARTE, em todas as suas vertentes, incluindo a arte de rua com suas nuances coloridas depositando na música, na literatura, na pintura, no grafite, nos trabalhos artesanais um meio inclusivo e possivelmente que traga renda e benefícios ao longo da vida. Entendender a CULTURA e a RELIGIÃO DE CADA PESSOA é primordial para serem constituídos bons relacionamentos, na família, na comunidade, no trabalho. As diferenças existenciais se transformam em crenças errôneas que obstruem a boa convivência, a partir do momento que se ENTENDE o ponto de vista do outro e permitindo que o outro também se expresse livremente, sem com isso nenhuma das partes ferirem a livre expressão de cada um, ou seja, se respeitando mutuamente, vamos construindo assim um Mundo sem diferenças, maduro, equilibrado e muito bom de viver.
PERMITIR A EXPRESSÃO DA ALMA CONSTRUINDO UM MUNDO COM MAIS COMPREENSÃO DE SI MESMO E DO OUTRO, por meio da MEDITAÇÃO, SABER ELEVAR A AUTOESTIMA E NÃO O EGO, por meio de VIVÊNCIAS em GRUPO E POR FIM PRESERVAR E CUIDAR DA NATUREZA, PORQUE SEM ELA NADA DISSO TERÁ SENTIDO. 
ESTA PODE SER A PEDAGOGIA DO FUTURO E QUEM SABE ESTEJA BEM PRÓXIMA DESSES TEMPOS ATUAIS.

SANDRA UGA 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...