domingo, 8 de novembro de 2015

MINHA HISTÓRIA em BRASÍLIA


AUTOBIOGRAFIA de Sandra Uga



A minha história em Brasília, começa quando eu tinha 7 anos de idade, foi quando cheguei do Rio de Janeiro. Hoje com 60 anos, bem vividos, não trocaria Brasília por nenhum lugar do mundo. Costumo dizer que crescemos juntas, não nego que briguei, fiz birra, chorei muitas vezes, mais fui vencida e cativada. Aqui tenho raízes que deram frutos e dos frutos germinaram outras sementes que estão crescendo. (Dos filhos vieram os netos, por enquanto, são três Patrick, Victor Hugo e Pedro Gabriel 

Essa é uma pequena pincelada na Arte que faço da minha própria vida, pois é.... me tornei artista plástica por volta dos anos 80, acho que inspirada por tanta beleza, resolvi sair de um emprego “garantido” era servidora pública contratada pelo SERPRO para trabalhar na Delegacia da Receita Federal, sediada na época no Conjunto Nacional, resolvi ser artista plástica em tempo integral, minha mãe foi contra, mas... A Arte falou mais Alto. Comecei a fazer arte literalmente, criando cartões de natal em serigrafia, fez o maior sucesso, daí resolvi ampliar os horizontes desenhando grandes formatos.
Fiz minha primeira exposição individual na ASBAC (Associação dos Servidores do Banco Central) em 1981. Com o tema de pássaros e a flora do cerrado.

Convite da minha 1ª Exposição Individual, feito em Serigrafia.

O tempo passou resolvi traçar um novo rumo aprendendo o oficio de desenhista técnica, trabalhei como auxiliar de arquiteto e ajudei a fazer a planta baixa de um dos blocos da 207 sul.
Aprendi serigrafia e nessa fase fui convidada a participar da Grande Coletiva de Inverno em 1984 e outra Coletiva de Verão em 1985, na Galeria Oscar Seraphico, no Setor Comercial Sul, ponto nobre da Arte naquela época, até hoje tenho guardados os recibos de venda das serigrafias em Cruzeiros.
Galeria Oscar Seraphico, em 1985.




A Descoberta 1º livro editado em 1990.



Em 1990 me formei em Pedagogia no CEUB, escrevi meu primeiro livro “A DESCOBERTA” livro infanto-juvenil, fiz as ilustrações e o texto, logo depois lancei o livrinho “TIZIU”. Escrevi e editei o meu terceiro livro infanto-juvenil “EU PIRILAMPO” 

  
Criei o Projeto ALMA em 1994, de incentivo às Artes, A de Artes Plásticas, L de Literatura, M de Música e A de Artesanato, fizemos eu e a amiga Jornalista Nazareth Tunholi vários eventos no Iate Club. Em 1996 participei da pintura das paradas de ônibus, escolhi pintar um Anjo esperando ônibus, depois coordenei a pintura das paradas de ônibus no Lago Norte onde morei 27 anos e recebi da Administração do LAGO o título de “DESTAQUE da COMUNIDADE”.
Nos anos 2000, me formei em Arte-terapia, Tarô Terapêutico, Feng Shui e participei como professora de artes no Projeto Bem-te-vi na Eletronorte. Atualmente retomei a criação de gravuras e é com muito orgulho que farei a Exposição em homenagem à Brasília na Câmara dos Deputados em Abril deste ano/2015.
Tenho um site www.artesandrauga.com e o blog da UGA uniaoglobadeatitudes.blogspot.com.br e os melhores momentos do Blog.
Moro no Condomínio RK, tenho o privilégio de ter a Torre Digital literalmente no meu quintal.
Fiz um mapa pessoal de Brasília, onde passei meus momentos mais marcantes.
Agradecida pela oportunidade de mostrar meu trabalho e amor por essa Cidade que se abre em cor, versos e formas.
Sandra Uga


Foto e Arte de Sandra Uga



segunda-feira, 15 de junho de 2015

EQUILÍBRIO eis a questão! Nem tanto, nem tão pouco, no CAMINHO do MEIO.


O grande lance é vivermos o mais Centrados possível.! É difícil, mas não impossível, mesmo acreditando no lado bom da vida, sempre aparecem circunstâncias adversas para nos testarmos. É justamente nesse momento que precisamos acordar e usar de recursos para nos centrarmos novamente, conforme o tempo vai passando, vira hábito saudável, e em pouco tempo, nos acostumamos a virar o jogo e resolvermos às pendências com discernimento e bom senso.

Uma maneira garantida de estar sempre CENTRADO é pelo AUTOCONHECIMENTO. 

INVISTA em seu AUTOCONHECIMENTO, descubra maneiras de identificar o que acontece quando está com raiva, desesperado, ansioso, frustrado, preocupado, desestimule os sentimentos de coitadinho, reconheça o fracasso, busque soluções criativas, não desanime na primeira derrota, não culpe os outros pelos seus erros, acerte no alvo, conhecendo o seu lado mais produtivo, ninguém precisa ser bom em tudo, mas em alguma coisa, com certeza seremos sim!

Identifique o que você sabe fazer de melhor, para si mesmo e para os outros, ninguém consegue viver isolado, precisamos uns dos outros, para sobrevivermos e melhor ainda se pudermos ser úteis, prestativos, amorosos, criativos, construir um Mundo melhor não se faz sozinho é preciso a União de muitos corações decididos em querer ajudar incondicionalmente, assim estaremos dando um passo decisivo para alcançarmos uma vida mais plena e feliz, mostrando o melhor de nós, estaremos incentivando outros a se melhorarem também, ninguém precisa sentir inveja, desdém de ninguém, pelo contrário, precisamos sim nos ajudar a encontrarmos soluções viáveis e práticas para construirmos um Mundo cada vez mais conectado com a natureza, respeitando os animais, cuidando da Água que está escassa, preservando as florestas, cuidando do Planeta, dessa casa que nos dá abrigo sem cobrar nada, apenas temos que ter consciência do que estamos fazendo com o que consumimos e depois descartamos, com nosso próprio lixo, com nossa educação, quantas vezes olhamos o que o outro cidadão faz e deixamos um rastro de desrespeito por onde passamos. 

Ter Consciência das próprias atitudes, achar e percorrer o CAMINHO do MEIO, neste caminho a realidade permite que usemos e abusemos da boa conduta, do que temos de melhor para oferecer ao Mundo, em qualquer segmento podemos e temos que mostrar nossas qualidades, em qualquer tipo de trabalho podemos acrescentar algo que valorize mais nossas ações. 

DEPENDE de NÓS para MELHORARMOS O NOSSO MUNDO, depende de entendermos que é muito mais fácil trilharmos o Caminho do Meio, do Bom Senso, do Equilíbrio, o Caminho que nos leve a Integralidade com nosso SER Maior, com nossa ALMA DIVINA.
Sandra Uga


domingo, 31 de maio de 2015

A MELHOR IDEIA DE SUSTENTABILIDADE...

A MELHOR IDEIA DE SUSTENTABILIDADE PARA O MUNDO É
O AMOR
O AMOR PELA NATUREZA, PELAS PESSOAS E POR SI MESMO.

É verdade, quando falamos de sustentabilidade temos que ter a consciência de que depende de nós mesmos, das nossas Atitudes de Amor perante o mundo, o PLANETA, tudo que nos cerca, para fazer a diferença.
É por meio do amor aos seres da natureza e a própria natureza em si, que compreenderemos como faz sentido respeitar, proteger, conservar e ser fiel amigo do Mundo. 
É preciso resgatar o respeito à natureza, ao planeta Terra e ensinar para essa nova geração que a melhor forma de vivermos neste mundo é por meio da conscientização de uma postura mais ecológica e de integração com todos os aspectos existentes para sempre que precisarmos usar a Terra tenhamos que dar em troca algo que contribua para a manutenção e preservação da mesma. 
É por meio do Amor, da Compaixão e da Sabedoria que poderemos ter Atitudes dignas, verdadeiramente humanas, na construção e conscientização de uma vida harmoniosa e integrada com todos os outros seres que também estão aqui neste Planeta cumprindo suas missões de vida e evoluindo numa espiral que liga a Terra ao Universo.   Por isso vamos amar.

Amar nossos irmãos de caminhada e evolução.


Amar a natureza, os animais, a vida na Terra, desta forma estaremos praticando o Amor por nós mesmos e estaremos também exercendo a sustentabilidade em sua plena e mais consciente forma de se cuidar do que nos foi oferecido para nosso próprio aprimoramento. 
Está é a grande morada que faz parte da Creação de Deus, portanto é preciso cuidar com todo amor que pudermos porque um dia seremos cobrados pelas nossas Atitudes.
Sandra Uga

Sugestões para se fazer o Bem sem ver a quem.

  

ADOTE ESSA IDEIA! 
ADOTE UM ANIMAL ELE SÓ FAZ BEM!

Cuida bem de mim
Vamos conviver em harmonia com a natureza, os animais, com todos os seres vivos.



domingo, 24 de maio de 2015

SUCOS NATURAIS SEM DAR TRABALHO - Marcos Pinotti criador da máquina de sucos naturais


O engenheiro mecânico Marcos Pinotti inovou o jeito de se fazer sucos de polpas de frutas, depois de várias tentativas e erros conseguiu colocar no mercado a máquina com o sistema Juice in Time que prepara os sucos em verdadeiras fontes de energia, tudo embaladinho sem contato manual com a fruta, ou o uso de liquidificador, nada que possa contaminar o suco, isso porque a polpa é descongelada com um fino jato de água morna, super criativo, higiênico e muito importante destacar que não precisarmos mais pedir para colocar pouco açúcar no suco, e quando o suco chega é só gosto de açúcar, o verdadeiro gosto da fruta é anulado pela quantidade excessiva de açúcar, acontece sempre comigo, mas agora com essa novidade chegando nas lanchonetes e restaurantes fico animada e confiante na mudança de ATITUDES dos empresários, das empresas e de quem injeta dinheiro nesse tipo de empreendimento. Estou super contente também com o fato desse empresário não desistir e mostrar que se pode muito bem aliar o lucro com qualidade do produto comercializado.


Este é um mercado promissor além de saudável, costumo dizer que aliar o que se gosta de fazer com uma boa perspectiva de renda é tudo de bom. Grandes empresários pensam não somente no lucro, mas na qualidade verdadeira do produto que vende, nada mais produtivo que uma produção cercada de cuidados com a saúde do consumidor final. Esse modelo de mercado precisa ser valorizado, premiado e estimulado para que outras empresas como essa faça parte da grande maioria do mercado de produtos alimentícios.

Sempre assisto o Programa da Globo Pequenas Empresas Grandes Negócios, repaginaram o programa, está de cara nova, parabéns pela iniciativa e buscar essa gente de peso para alimentar de forma saudável o futuro dos brasileiros. 
O que se precisa fazer também com a máxima urgência é rever os valores nutricionais de alimentos que estão no mercado de consumo há muitos anos e que podem até ser campeões de venda, mas no quesito saudável não tem absolutamente nada, pelo contrário é cheio de substâncias cancerígenas, de má qualidade para o organismo humano. Os órgãos competentes poderiam também fiscalizar melhor esses produtos "antigos" que são consumidos por décadas e não trazem benefícios nenhum para quem os consomem.
A receita natural, com base no discernimento, muito bom senso e sustentabilidade sem agressões ao meio ambiente e principalmente aos animais é que determina o modelo do NOVO EMPREENDEDOR de ALIMENTOS COMESTÍVEIS e nós consumidores agradecemos pelo respeito e consideração à nós oferecido.
Sandra Uga


http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,engenheiro-brasileiro-investe-r-1-milhao-para-lancar-suco-em-capsula,3213,0.htm 

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Homenagem às Mães com outra Homenagem ao meu tio Getúlio Macedo

No dia das Mães, tenho o imenso prazer de relembrar a música do meu tio Getúlio Macedo em homenagem à todas as mães. E o mais interessante foi achar na internet a história desta e de outras composições que ele fez, foi um presente caído do céu, me emocionei muito lembrando dos momentos que tive o privilégio de conviver com ele quando ia em férias para o Rio de Janeiro, teve uma vez que participei com minha prima Denise de um programa de auditório que tio Getúlio era produtor e diretor artístico, eu era super tímida, não gostava muito de participar...agora sei porque às vezes me dá uma vontade danada de escrever canções românticas, tá no sangue...
De Sandra Uga
Em homenagem à todas AS MÃEZINHAS.
Mãezinha Querida
Compositor Getúlio Macedo
Minha mãezinha querida
Mãezinha do coração.
Te adorarei toda vida,
Com grande devoção...
É tua esta valsinha,
Foste a inspiração.
Canto, querida Mãezinha,
A tua canção
Alegria... um prazer.
Uma grande emoção.
Neste dia te dizer
com muito amor e afeição.
Oh, minha Mãe,
Minha santa, querida...
És o tesouro que eu tenho na vida...
Eu te ofereço esta linda canção...
Mãezinha do coração...
Veja na íntegra a história de vida do meu tio, irmão da minha mãe, Getúlio Macedo, na página em Homenagem às pessoas e ideias importantes.

A história do clássico "Mãezinha Querida", narrado pelo autor


sábado, 9 de maio de 2015

A LEI do RETORNO

É literalmente uma LEI de RESPONSABILIDADES por seus próprios ATOS e ATITUDES. 
SOBRE O QUE SE FAZ COM OS OUTROS  E PRINCIPALMENTE COM O MUNDO.



Desde o tempo da minha vó, olha que já tem tempo nisso, ouço falar "Aqui se faz, aqui se paga".
Pois é, mas a Saga Evolução do Ser Humano, se arrasta como uma lesma lerda, de CONSCIÊNCIA sobre os próprios ATOS.

Por tanto meu recado é bem rápido. 
PENSE, REFLITA, QUESTIONE, NO QUE ESTÁ FAZENDO PARA SI MESMO E PARA O MUNDÃO QUE VOCÊ VIVE.

QUAL É A SUA POSTURA PERANTE O "ERRADO"!?
-Você fica na sua, não se mete?
-Você procura interceder com educação ou vai logo querendo resolver a situação na ignorância?
- Você faz pesquisa sobre os diversos itens essências e básicos para termos uma vida saudável, ou não se preocupa com o que come, bebe, veste, e usa?
- Você busca o equilíbrio a sensatez, ou não tem domínio sobre suas emoções?
- Você compra qualquer coisa que te agrada mesmo que ela tenha exterminado matas, florestas, animais...?
- Você concorda com a matança de animais para alimentar festas, comemorações, eventos especiais como no Natal, ou Ação de Graças?( E aqui cabe um adendo da falta de noção em produzir uma mortandade todos os anos para por na mesa porcos, leitões, perus, frangos, e homenagear uma figura sagrada que quando esteve aqui, fez referencia ao pão e peixe e principalmente ao respeito pelos outros seres vivos.)


Fotos de Sandra Uga na Torre Digital em Brasília DF


- Quando vamos ouvir notícias inspiradoras para que a vida seja mais fraterna com a natureza, com os animais, com as próprias pessoas que compõem a raça humana e consigo mesmo?
São pouquíssimos que levantam a bandeira de uma postura de vida mais saudável, simples e sem violência, contra quaisquer indivíduo!
- Sim, existem muitas pessoas que botam a boca no trombone, mas logo são caladas, principalmente àquelas que denunciam que nossa alimentação está contaminada com agrotóxicos, isso já ficou tão batido, mas não foi pra frente; - cadê os órgãos competentes para fiscalizar lá no campo? Mas na verdade esse negócio de fiscalizar é muito idade média da evolução, as pessoas, precisam se responsabilizar pelo que faz, produz, vende, consomem.  
As pessoas precisam é de exemplos dignos, edificantes, mas no cotidiano não é bem assim. 
Comemos sem a mínima preocupação, a maioria não está nem aí. Os jovens são seduzidos a comerem porcarias nada saudáveis e parece até que os produtores de tais porcarias colocam algum remédio que faz viciar, porque basta comer uma vez para querer mesmo sem vontade comer de novo, e assim vai nossa juventude literalmente para o ralo, sem nenhuma nutrição saudável às pessoas engordam a mente e não pensam, além de não sabermos no que vai dar daqui  a trinta anos, como estes jovens irão estar de saúde.
Vamos nos ligar em tudo ou quase tudo que nos cerca, procurar saber como são feitas as coisas que consumimos, e como podemos mudar o que precisa ser mudado, mas sempre mantendo a linha da não violência do discernimento e da CONSCIENTIZAÇÃO DO QUE FAZEMOS PARA NÓS MESMOS E PARA O MUNDO.
Sandra Uga    

terça-feira, 5 de maio de 2015

Nossa Senhora reverenciada no Sinal da Cruz

Voltei, aqui é meu lugar ...

Em homenagem ao Mês das Mães e em especial da Mãe de todas as Mães, Maria Sagrada e Consagrada Mãe de Jesus.

Estou de volta, depois de uma paradinha de alguns meses. Tenho muitas coisas para contar, mas faço questão de relembrar uma das primeiras postagens que fiz em 2011, sobre A MÃE SAGRADA. Nada mudou no meu pensamento, continuo com o mesmo ponto de vista e acrescento, ou melhor, reforço que o Sinal da Cruz que é um ritual cristão, consagrado pela Igreja Católica, precisa incluir a Mãe Santíssima, para quem não leu meu post sobre esse assunto não precisa necessariamente ser da religião católica, eu mesma sou "Eclética", todas as religiões são importantes para nosso aprimoramento moral e divino, o que aquece meu coração é bem vindo, portanto venho defender a IMAGEM do FEMININO em TODOS os ritos e passagens, seja de que religião for.
Sandra Uga
Pintura de Sandra Boeschenstein de 1997. Óleo s/tela.


O SINAL DA CRUZ, todo mundo conhece o sinal da cruz é um simbolo do cristianismo, reverenciando JESUS CRISTO, só que de uns tempos para cá VENHO ACRESCENTANDO a NOSSA MÃE SANTÍSSIMA NESTE ATO RITUALÍSTICO, mesmo porque ELA teve e TEM um PAPEL IMPORTANTE no contexto histórico religioso e mesmo para REVERENCIAR E INCLUIR A FIGURA FEMININA NESTE ATO SAGRADO QUE É FAZER O SINAL DA CRUZ. 
Desta forma podemos fazer o SINAL DA CRUZ, da seguinte maneira: 1- Em nome do Pai, na parte superior da cabeça, na testa.
2- Em nome da Mãe Santíssima, no Plexo Solar ( onde são gerados OS FILHOS ).
3- Em nome do FILHO JESUS CRISTO (no ombro direito, "está sentado à direita de DEUS PAI.)
4- Em nome do DIVINO ESPÍRITO SANTO, no ombro esquerdo.
5- Para completar no centro cardíaco Em nome da Presença EU SOU EM MIM. Amém.
Então fica EM NOME DO PAI, DA MÃE, DO FILHO, DO DIVINO ESPÍRITO SANTO E DA PRESENÇA EU SOU EM MIM. 
Assim estaremos INCLUINDO A FIGURA FEMININA DA MÃE E A NOSSA PRÓPRIA PRESENÇA DIVINA QUE É O EU  SOU. Desta maneira agradecemos à TODAS as DIVINAS PRESENÇAS EM NÓS E NÃO ESQUECEMOS DE NINGUÉM.
Sandra UGA
1º passo: O SINAL DA CRUZ
EM NOME do PAI, da MÃE, no plexo solar ou no local onde somos gerados, AQUI CABE INCLUIR A FIGURA FEMININA DA MÃE SAGRADA, da MÃE QUE GEROU O FILHO, QUE ESTÁ SENTADO A DIREITA DE DEUS PAI, OU SEJA JESUS CRISTO. No ombro esquerdo o DIVINO ESPÍRITO SANTO E NO CENTRO DO PEITO A DIVINA PRESENÇA EU SOU OU PODEROSA PRESENÇA EU SOU. Agora sim está completo o SINAL DA CRUZ.


Entendo que a Igreja Católica jamais vai aceitar mudar um rito, para incluir o arquétipo feminino no sinal da Cruz, ato sagrado que coloca a trindade como Pai, Filho e Divino Espírito Santo, entendo que o PAI é ÚNICO, não precisa da "Mãe" para consagrar o FILHO, este é fecundado pelo DIVINO ESPÍRITO SANTO. O fato de a "MÃE" entrar no rito do "Sinal da Cruz" seria uma REVERENCIA AO SAGRADO FEMININO, seria uma gentileza para com a FIGURA FEMININA que no final das contas é ainda a genitora de boa parte da humanidade, existem as provetas, concepções fora do padrão humano e a concepção pelo Divino Espirito Santo, mesmo assim ELE, precisou do corpo feminino para concretizar essa missão divina, portanto, nada contra integrar a figura feminina como geradora do FILHO, QUE CONTINUA SENDO JESUS GERADO PELO DIVINO ESPÍRITO SANTO. ( me desculpem por essa explicação confusa, mas para quem entender fica a sugestão, faça como eu, mesmo que a Igreja não admita, incluo sempre a MÃE no Sinal da Cruz, e depois que comecei com esse hábito, vejo o quanto é COMPLETO E FAZ CONEXÃO com todos os Símbolos sagrados, Em nome do Pai, da Mãe, do Filho, do Divino Espírito Santo e da Presença EU SOU EM MIM. 
Sandra Uga


HOJE 13 DE MAIO DIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.




TODOS OS DIAS deveríamos comemorar, pelo menos em nossos corações o DIA DE NOSSA SENHORA.
Existem milhares de nomes para designar Nossa Senhora, mas Ela é uma só Fonte Suprema de Luz, que nos ilumina com sua infinita bondade e compaixão. Sua doçura nos embala mostrando para nós em todos os tempos que Ela existe para nos amar, instruir e orientar nossas vidas de volta à Casa do Pai Celeste, que é nossa morada eterna de LUZ.
O Arquétipo feminino da Deusa numa linguagem mais transcendente é aquela que abriga no recôndito da alma a imaginação da criação divina e sua concepção. O Princípio da Origem seja espiritual ou material.
Nossa Senhora tem esta missão muito importante no seio das criaturas humanas, porque Ela é a própria concepção do ser humano. Tudo que tem relação com a concepção propriamente dita dos seres humanos, Ela intercede com sua sabedoria e infinito amor para ajudar a Humanidade em sua caminhada para a evolução física e espiritual.




Quando de sua vinda a Terra como Maria Mãe de Jesus, o Espírito de Nossa Senhora já possuía todos os atributos que ajudariam o Mestre Jesus em sua missão e deixariam na historia da humanidade a grande revelação de uma gravidez completamente fora dos padrões ditos normais de concepção e gestação dos seres deste planeta. Foi bem claro o recado que Ela em sua pureza angelical deixou na forma de uma virgem ser concebida pelo Espírito Santo, sim foi um milagre, mas isto não quer dizer que tanto Ela como Jesus deixaram registrado na história da humanidade a consagração das energias em forma de gravidez imaculada e gerada em espírito e de certa maneira nos mostrando a evolução genética e suas possibilidades terrenas. Portanto a meu ver Nossa Senhora foi antes de tudo uma Revolucionaria do Amor, transformando desde aquela época a capacidade de enxergarmos de forma transcendente a ligação que temos entre espírito e matéria, sagrado e o comum.
E para homenagear essa Fonte de LUZ e AMOR proponho rezarmos uma Ave Maria e fazermos o sinal da Cruz incluindo Maria como Mãe de Todos os Seres Humanos.
Em nome do PAI, da MÃE, do FILHO e do DIVINO ESPÍRITO SANTO, E da Presença Eu Sou em Mim.
Em nome do PAI no alto da cabeça ou na testa,
Em nome da MÃE no ventre onde somos gerados,
Do FILHO, no ombro direito, e do,
DIVINO ESPÍRITO SANTO no outro ombro e no Centro do Peito, Em nome da Presença Eu Sou em Mim.
Desta maneira estaremos reverenciando NOSSA MÃE SANTÍSSIMA posicionando sua energia em nós sempre que fizermos o sinal da cruz, e ressaltamos a Presença Divina em nós.
Sandra UGA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...