sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CURSO DE AURICULOPUNTURA BÁSICO

Contribuição De: CARLA COSTA carla.caclas@gmail.com


CURSO DE AURICULOPUNTURA BÁSICO NA FRATERNIDADE UNIVERSALISTA
 
 
 
"A sabedoria não nos é dada. É preciso descobri-la por nós mesmos, depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós."
(Marcel Proust)
 
 
CURSO DE AURICULOPUNTURA  BÁSICO

DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2011

DAS 10 ÀS 18 HORAS


LOCAL: sede da Fraternidade Universalista da Divina Luz Crística - FUDLC, na 510 Sul, Bloco B, entrada 7 (pela W3 Sul, ao lado da loja Mamãe Bebê). 
DATA: 11 de Dezembro (Domingo).
HORÁRIO: Das 10h às 18h
VALOR: R$ 80,00 (o pagamento pode ser feito no dia do curso)
FACILITADORA: Dra. Lúcia Onélia Oliviéri. Biomédica, Acupunturista, Fitoterapeuta, Iridóloga.
INFORMAÇÕES: Por este e-mail ou pelo telefone 8130-3099 (Carla Costa)

PROGRAMAÇÃO:

  • Histórico
  • Anatomia do Pavilhão Auricular.
  • Localização dos Pontos Auriculares.
  • Função dos Pontos Auriculares.
  • Métodos de Diagnóstico pelo Pavilhão Auricular.
  • Técnicas de Aplicação de Estímulos Auriculares.
  • Tratamentos pela Auriculoterapia.


AURICULOPUNTURA OU ACUPUNTURA AURICULAR

 acupuntura
A acunputura é um método milenar da medicina tradicional chinesa o que poucas pessoas sabem são os benefícios que podemos conseguir utilizando esse método.
A acupuntura auricular ou aurículo-acupuntura é um dos métodos de tratamento da acupuntura que se utiliza de pontos específicos localizados no pavilhão auricular.
A estimulação desses pontos reflete diretamente no córtex cerebral, no sistema nervoso central e atua no equilíbrio dos canais de energia do corpo, restaurando e mantendo o fluxo energético no organismo.
No tratamento da acupuntura auricular, agulhas finíssimas são espetadas em pontos-chave da orelha por 20 a 30 minutos para estimular diversos regiões ou pontos do corpo. São utilizadas pequenas agulhas semi-permantentes, que ficam na orelha por até uma semana ou sementes de diversas plantas, a mais utilizada é a semente de mostarda.
A acupuntura auricular pode ser usada para tratar diversas doenças como distúrbios do sono, alterações menstruais, ansiedade, depressão, alergias, obesidade, dores articulares, dores na coluna, cefaléia, hipertensão arterial e distúrbios digestivos. A auriculopuntura também auxilia no tratamento de tabagismo e alcoolismo.
Auriculopuntura e Medicina Tradicional Chinesa
A medicina natural tem seus princípios básicos fundamentados na medicina dos antigos povos orientais, particularmente o chinês. A auriculopuntura, variante da acupuntura - técnica das mais desenvolvidas e utilizadas hoje, que age no plano energético -, é uma técnica que trabalha certos pontos na orelha que servem tanto para prevenção quanto para tratamento de vários desequilíbrios energéticos.
A medicina tradicional chinesa considera a orelha um extremo de íntima relação com os canais de energia - é uma parte do corpo que constitui todos os outros órgãos -, cuja relação é a seguinte:
  • Os canais Yang - intestino grosso, estômago, intestino delgado, bexiga - passam ao redor da orelha, ligando-se diretamente.
  • Os canais Yin - pulmão, baço, pâncreas, coração, rim, fígado e órgãos sexuais - estão ligados à orelha por meio de ramificações.
Por acreditar que eram linhas imaginárias, a ciência ocidental batizou os canais de energia com o nome de meridianos. Em Paris, o Dr. Jean Claude Darras, do Hospital Neker, provou cientificamente a existência dos canais de energia com uma experiência: "Em um determinado ponto de acupuntura injetou uma substância radiativa de contraste, denominada tecnécio. A princípio, o tecnécio espalhou-se por toda a região desordenadamente; porém, outro ponto relacionado ao mesmo canal foi estimulado. Observou então que a substância se concentrou no ponto de origem e correu por um canal até alcançar o outro ponto". Com essa experiência provou-se a existência de um canal em nosso organismo que não pode ser visto a olho nu.
Por esses canais circulam energias conhecidas pelo nome Chi, em chinês, ou Ki, em japonês. O primeiro tipo de energia é o que circula junto com o ar (Yeung Tchi, em chinês). Podemos observá-lo a olho nu quando olhamos para o céu em dias ensolarados e observamos pequenos pontos prateados circulando com extrema velocidade (se você estiver em lugar livre de poluição, essa observação se tornará mais fácil). O segundo tipo provém dos alimentos (Kou Tchi), daí a importância vital de nutrir nosso organismo com alimentos naturais. Alimentos com conservantes e agrotóxicos diminuem a qualidade dessa energia.
1745O terceiro tipo é conhecido como energia ancestral, primordial ou vital (Yuen Tchi). Representa a potencialidade da vida do ser humano em seu nascimento. Herdamos essa energia de nossos pais no momento da união do espermatozóide com o óvulo. Ela decresce durante toda a vida, até chegar à morte natural. Essa energia vital nasce nos rins e se encontra principalmente localizada na parte inferior do abdome, entre o umbigo e o púbis. Na região chamada sede inferior ela está presente em todas as células do corpo e circula com a energia alimentar nos canais.
O lugar em que vivemos, o tipo de alimento que ingerimos, a qualidade do ar e até a forma de respirar influenciam diretamente na qualidade de nossas energias. Viver da forma mais natural possível e praticar exercícios que ajudem a melhorar a circulação física e energética, como o Tai chi chuan ou o Tchi kung, pode melhorar em muito nossa qualidade de vida. Lembre-se de que a energia que você produz hoje virá a ser a energia vital de seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...