segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A essência de Ser um SER ESPIRITUAL

A essência de Ser um SER ESPIRITUAL
postado por Sandra UGA em 31/10/2011
“A essência da sustentabilidade está em relação direta com o amor ao próximo e a natureza”. Sandra UGA

É impossível vivermos isolados, enclausurados mesmo que seja por algum tempo, precisamos do outro, da natureza, do contato direto, de outros seres, mesmo porque não sobreviveríamos sem a ajuda de outra pessoa ou de alguém para nos alimentar, cuidar e nos prover o necessário até alcançarmos uma idade que pudéssemos sobreviver sozinhos. Apesar de que, cada dia que passa as crianças que estão encarnando são extremamente independentes e aprendem com facilidade a se virar e não são tão inocentes como há uns vinte anos atrás. Faz parte da evolução, cada vez mais crianças conectadas com sua essência.
Da mesma forma não sobreviveríamos sem os elementos da natureza; o fogo, a água, o ar, a terra, a madeira, o metal e o éter.  Este Planeta no qual vivemos também evolui e nada é mais estimulante e envolvente que evoluirmos juntos e vivermos em harmonia com todos os aspectos que nos permitem sentir à natureza em sua integralidade com os nossos corpos; físico que corresponde ao corpo material e aos corpos espirituais que no ser humano corresponde a Alma, aos corpos Astrais, aos corpos Espirituais e Búdicos.


 Ao mesmo tempo a Natureza também possui uma estrutura Espiritual ou Seres que não enxergamos com os olhos físicos, como os Elementais, da terra, os Devas, das árvores, das montanhas, nas cachoeiras, nos lagos e rios, nas matas, bosques e florestas em cada lugar deste planeta existe um Ser, um Deva, um Espírito, uma Energia Divina que promove a vida, permitindo que a natureza exista em diferentes aspectos.
É impossível desvincularmos de nossas vidas, tanto a nossa como a do Planeta que vivemos a essência espiritual. Não somos capazes de enxergar todas as coisas que existem ao nosso redor e muito menos àquelas que estão em outros planos de existência, ninguém até hoje conseguiu computar a infinidade de seres que existem neste encantado mundo da diversidade.
É inebriante o pôr e nascer do sol, a energia da lua, das estrelas e o universo com suas galáxias, nebulosas, constelações, a Ursa Maior, o Grande Centauro, Andrômeda, Cassiopéia, Capela, Antares. Acredito na vida em cada um desses lugares, distantes anos luz de nós. Tudo têm vida, encontramos vida, mesmo que sejam diferentes, bem diferentes e tenham com isso maneiras também diferentes de se expressarem e de existirem.

Poderíamos ser um pouco mais ousados e dizer que infinitas criaturas mesmo em outros planos, convivem conosco, sem mesmo nos apercebermos que são seres vivos, e em muitos casos com estruturas superiores às nossas. Nós mesmos somos um mistério aparte e até hoje sabemos muito pouco ou quase nada de nossa complexidade, estrutura física, psíquica, emocional e principalmente espiritual. Somos seres espirituais, viemos de algum lugar e vamos voltar para um plano ainda desconhecido e precisamos nos preparar para isso.
 É perfeitamente coerente acreditar que não somos somente o que aparentamos o que vemos com nossos olhos físicos, nossa estrutura é complexa e temos que integrar com mais usualidade a nossa estrutura espiritual, que comporta vários outros corpos em um só corpo, coisa complicada de compreender, mas depois que se percebe o óbvio, passamos a aceitar melhor nossa verdadeira condição de seres espirituais, mesmo porque sem o espírito não teríamos chance nenhuma de participar dessa experiência de vida em um planeta como a Terra, um Planeta basicamente material, com uma estrutura evolutiva, isso sem deixar de ter também a sua essência espiritual e nos possibilitar experimentar essa grandiosidade e vivermos em comunhão na integralidade de sermos juntos uma só Essência Espiritual.
Sandra UGA


domingo, 30 de outubro de 2011

EXERCÍCIOS PARA OS OLHOS- MELHORE SUA VISÃO COM GINÁSTICA PARA FORTALECER OS MÚSCULOS DOS OLHOS.

Enviado por  
Exercícios de melhora da visão e ginástica ocular cerebral apresentados pelo consultor Alexandre Pimentel. Este módulo ensina movimentos de massagem facial e palmingo (mãos espalmeadas sobre os olhos) que beneficiam a visão. Os contatos com Alexandre Pimentel em Brasília podem ser feitos pelo 61 3964.4546 ou metodo.bates@yahoo.com.br . Visite também nosso site www.alexandrepimentel.com.br e conheça nossas propostas!


GINÁSTICA CEREBRAL

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Aprenda a fazer uma horta vertical do blog sustentável na prática.

Contribuição De: Andrea Zimmermann <az_mensagem@yahoo.com.br> e Brenda Boeschenstein
http://www.sustentavelnapratica.net/hortaj.html
Faça você mesmo!  Cultive uma horta na sua janela!




Ter em casa uma horta para produzir ervas, tempeiros e até verduras e legumes deixou de ser privilégio de quem tem um quintal em casa. Utilizando a idéia desenvolvida pelas novaiorquinas Britta Riley e Rebecca Bray, cultivar uma horta está a alcance de qualquer um que tenha uma janela bem iluminada. 

O movimento das "fazendas das janelas" começou em 2009 em Nova Iorque e hoje conta com milhares de participantes no mundo todo, que colaboram por meio do site http://www.windowfarms.org/. O interessante é que o movimento vai além de divulgar uma solução difinitiva e de "tamanho único" para o cultivo em janelas. Os participantes são estimulados a assumir o papel de pesquisadores do "faça você mesmo", experimentando várias alternativas e agregando inovações para melhorar as técnicas de plantio vertical em pequenos espaços. 

horta de janela


O único pedido desta comunidade é que as inovações sejam compartilhadas com todos. Este é o princípio básico de desenvolvimento de projetos de tecnologia livre ("open source", em inglês) que possibilitou o desenvolvimento de softwares livres como o Linux, o Open Office e outros. O projeto de horta de janela que estamos apresentando agora é baseado na proposta do site "windowfarms", mas traz mudanças técnicas e conceituais significativas  que gostaríamos de compartilhar com os visitantes do Sustentável na Prática.

Em nosso "faça você mesmo" abandonamos a técnica de hidroponia utilizada no projeto inicial do "windowfarms". Concluímos que a hidroponia apresenta complexidades (como a necessidade de utilização de bombas, aeradores, temporizadores e  soluções especiais de nutrientes) que poderiam desistimular a construção de hortas de janela por pessoas que não tem familiaridade com eletricidade e eletrônica, ou que tenham dificuldade de obter os componentes ou produtos mais especializados. 

Ao invés da hidroponia, resolvemos adotar  a técnica da organoponia, ou seja, o cultivo de vegetais utilizando húmus  no lugar do solo. A organoponia apresenta vantagens adicionais quando associado a outra idéia que começa a ser difundida em muitas áreas urbanas: a utilização de um minhocário doméstico para a fabricação de húmus a partir de restos de cozinha, que pode ser feito em casa ou adquirido pronto (http://www.minhocasa.com/). 

Conjugando as hortas de janela com os minhocários, o horticultor doméstico utilizará, como meio de cultivo, o húmus produzido na própria casa ou apartamento, cultivando alimento ao mesmo tempo que dá uma destinação adequada aos  resíduos orgânicos. 

Gostou da idéia? Então, mãos à obra e transforme sua janela em uma horta! 

 Figura 23 - Horta vertical montada





Pronto! você terminou sua horta de janela! 


Pendure sua horta na frente de uma janela iluminada. Quanto mais luz entrar pela janela, melhores serão os resultados do crescimento das plantas. Lembre que janelas viradas para o norte, nordeste e noroeste recebem mais sol, quando não são sombreadas por muros, prédios ou outros obstáculos. 

A rega da horta pode ser feita apenas no vaso de cima. Ele deve ser preenchido de água com cuidado para não transbordar. A medida que a água saturar o composto, irá pingar de vaso em vaso e o excedente será armazenado no reservatório. Você verá que a agua armazenada terá a cor de um chá forte. Isso significa que ela está cheia de nutrientes retirados do húmus nos vasos. Não desperdice esta água! Ela deve ser reutilizada para regar os vasos. Para isso, utilize a torneirinha da tampa da garrafa reservatório para encher um recipiente para regar os vasos. 



 Figura 23 - Horta vertical montada






quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ACABA NÃO, MUNDO!!!


De: É do ar do Pátio edoardo@patio.com.br
Assunto: Convite lançamento livro ACABA NÃO, MUNDO

Superastros e astrólogas,

No próximo dia 6 de novembro, haverá o Circuito da CNA, que, entre outros assuntos, falará do "fim do mundo".

Três dias antes, na próxima quinta-feira, dia 3 de novembro, será lançado o livro ACABA NÃO, MUNDO, primeira coletânea dos autores do site Crônica do Dia, do qual sou criador e editor há 13 anos. O livro contém 83 crônicas de 30 autores, sendo 4 delas minhas, e já foi lançado em Belo Horizonte, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Vocês podem conferir mais detalhes no site do livro:
http://www.acabanaomundo.com.br

O lançamento será no Restaurante Cultural RAYUELA, na 412 Sul, a partir das 19h30.
Vejam convite em anexo.

Será um prazer vê-los por lá.

Abraços,

 Edu

De: Maurice maurice.astroel@gmail.com
Para: astroel@googlegroups.com

Assunto: VI Circuito Nacional de Astrologia da CNA em Brasilia na LBV
Olá,
Convidamos você para o VI Circuito Nacional de Astrologia da Central Nacional de Astrologia, em Brasília, com o tema "Urano, Netuno e Plutão em novos signos: mundos em transição", que acontecerá no proximo dia 6 de novembro, domingo, a partir das 9h30 na LBV, 916 Sul – Auditório Austregésilo de Athayde (1º andar).
Contamos com sua presença, e solicitamos que auxilie na divulgação, repassando este convite para pessoas interessadas em astrologia.
Como sempre, a entrada é gratuita.
A programação é a seguinte:
9h00
- Recepção.
- Abertura.
9h30
- Palestra de Gustavo Amorim:
"2012, 2013, 2014... por entre intra e inter-psiquismos, assim caminha a humanidade...".
10h30
- Palestra de M. Suchy:
"Os senhores da mudança".
11h30
- Palestra de Maurice Jacoel:
"Brasil em transição: uma nova ordem política".
12h30
- Intervalo para almoço.
13h30
- Palestra de Marcelo Cintra:
"Urano, Netuno e Plutão: A Nova Ordem Mundial".
14h30
- Mesa-redonda sobre "A Formação em Astrologia".
Participantes:
- Luiz Cesarino, diretor do CENTRE (Centro de Ensino e Treinamento Especializado).
- José Roberto Calaça, professor de Astrologia.
- Maria Madalena Rosa de Souza, integrante de grupo de estudo de Astrologia.
- James Gama, integrante do grupo Super@stros.
16h30
- Palestra de Chronos Phaenon Eosphoros:
"Prática Astrológica e religião Wicca"
17h30
- Encerramento.

--
Eduardo Loureiro Jr.
Coordenador regional do Centro-Oeste e Norte
Central Nacional de Astrologia (CNA)

Estrogonofe do Fábio Assunção

Receita enviada em

Criei está receita logo depois que a Ana Maria divulgou no programa, a minha filha vinha almoçar aqui em casa e ela adorou e ele também vai.

 

 

Estrogonofe do Fábio Assunção


 

categorias
30 minutos
3 porções

 

INGREDIENTES


  1. 500gr de filé mignon
  2. 4 dentes de alho amaçados (não use sal, porque o creme de cebola já possui muito)
  3. 1 colher de sopa de margarina.
  4. Meio pacote de Creme de cebola (Maggi)
  5. 1 tablete de Caldo de carne (Maggi)
  6. 1 copo de Suco de Uva Valle
  7. 1 caixa de Creme de Leite (não é de lata) Agora se for creme de leite fresco deve ficar muito bom também.
  8. 2 colheres de sopa de Requeijão cremoso Itambé (Rótulo azul)
  9. 200gr de Champion em conserva.
  10. Uma pitada de Pimenta calabresa a gosto. (Não sei se ele gosta de comida mais picante)
  11. Salsa e cheiro verde, picadinhos.
  12. Meio pacote de Purê de Tomate, usei o Pomarola Natural da Knorr
  13. Castanha triturada ou picadinha e batatinha palha (opcional)
  14. Arroz branco e salada para acompanhamento.

modo de preparo

Modo de Fazer Corte a carne em cubos e junte o alho amassado
frite na margarina.
Acrescente uma pitada de pimenta. Quando a carne estiver bem douradinha jogue 1 copo de suco de uva e o Champion, depois que ferver jogue o meio pacote de Purê de Tomate cubra com a água do caldo Maggi de carne dissolvido, mexa e coloque meio pacote de creme de cebola Maggi, deixe ferver se ficar muito grosso coloque um pouquinho mais de água mas o molho tem que ficar mais grossinho mesmo.
Cinco minutos depois de ferver coloque as duas colheres de Requeijão Cremoso, a salsa o cheiro verde picadinho e o creme de leite a caixa toda.
Quando estiver bem quentinho sirva com arroz branco e salpique um pouco de castanhas picadas.
Sirva com salada de rúcula, agrião, alface e tomatinho cereja e para beber suco de Uva (principalmente porque estamos fazendo a Campanha contra bebidas alcoólicas e temos que dar o exemplo)
Sandra UGA – http://uniaoglobaldeatitudes.blogspot.com/
Tenho tentado várias vezes entrar em contato, agora acho que vai dar. rsrsrsrs Escrevi no meu blog o MANIFESTO EM DEFESA DA LUCIDEZ e Acorda menina em homenagem a Ana Maria
http://uniaoglobaldeatitudes.blogspot.com/2011/09/manifesto-em-defesa-da-lucidez.html  
http://uniaoglobaldeatitudes.blogspot.com/2011/10/acorda-menina-vem-ca-rapaz-e-na.html http://uniaoglobaldeatitudes.blogspot.com/2011/10/pensamentos-de-sandra-uga.html 
    Grata pela oportunidade
Sandra Boeschenstein ou UGA

Vivência Xamânica

De: CARLA COSTA carla.caclas@gmail.com
Assunto: Vivência de Sabedoria e Medicina dos Andes com Maestros Andinos em Brasília

 
ENVIO PARA CONHECIMENTO E DIVULGAÇÃO ...
 
 
    Oi, gente!
 
Venho divulgar a VIVÊNCIA DE XAMANISMO ANDINO que haverá nos dias 3 e 4 de dezembro, tendo nosso colega e Xamã Wagner Frota como anfitrião. Nesta vivência Wagner trará dois mestres do Peru para compartilhar seus conhecimentos ancestrais conosco.
O trabalho do Wagner é maravilhoso, ele é um dos meus mestres de Xamanismo e a força dos Xamãs de todas as tribos estão sempre presentes em seus cursos e trabalhos. Estaremos com ele participando deste momento magnífico de troca de energias e aprendizado. Esperamos contar com a presença de muitos de vocês lá.
 
Bjos na alma de todos,
 
                                     Carla Costa
 
 
 
VIVÊNCIA DE XAMANISMO ANDINO
Data: 3 e 4 de dezembro.
Horário: Das 9 às 17 horas (o intervalo para almoço será às 13:00).
Local: Tribo Terra - SMDB Cj. 01 Lt. 9D, Lago Sul / Brasília-DF
 
"O Caminho é estar disposto a subir montanhas, descer vales, caminhar em desertos, cair em abismos e sair de lá com a força do intento."
(Wagner Frota)
TUTACAMA!

 
Tradicíon Iniciatica Nativa Andina sente-se honrada em trazer para o Brasil Don Martin Pinedo Acuña e Marco Nuñes Zamolloa para compartilharem os ensinamentos de sabedoria e medicina dos Andes peruanos.

Junte-se a nós, nos dias 3 e 4 de dezembro, para esta incrível oportunidade de saborear dos ensinamentos da sabedoria Inka em sua vida e aprofundar a sua jornada espiritual. Venha ouvir a mensagem sagrada dos "Maestros" Andinos.

Estes xamãs nos auxiliarão a ligar os nossos corações e espíritos a nossa grande Mãe Terra através cerimônias sagradas e ensinamentos de sabedoria conhecidos há milênios pelos sábios andinos.

Temas abordados durante os ensinamentos:

·           Introdução ao xamanismo andino;
·           Cosmologia Inka;
·            Kanchay: O campo de energia luminoso;
·            Ceques: As linhas que interligam-nos com a teia energética do universo;
·            LlantuA sombra - a perda e recuperação da alma;
·           Intiwatanauma série de técnicas para armazenar a energia solara fonte eterna da vida;
·           Cerimônias sagradas de purificação (com os 4 elementos) e de cura para a Mãe Terra (Despacho);
·            Mesa (Medicine Bag): Montagem e uso correto de uma Mesa;
·            Conexões com Pachamama e os Apus;
·            Limpeza energética;
·            A florescência da alma;
·            Adivinhação, meditação e muito mais. 

Na ocasião, eles irão trazer para venda artesanatos andinos:
  • Mantas;
  • Ponchos;
  • Água Florida;
  • Esculturas em pedra;
  • Mandalas (feitas em prata e pedras);
  • Palo Santo e outros itens.
 
Atendimentos e consultas individuais:

Uma sessão individual pode durar de 30 a 45 minutos e pode incluir limpeza e cura do corpo luminoso, conselhos, preces, iluminações, banhos de flores, remoção de energia pesada (hoocha), energizações. Sessões extras podem ser agendadas para "construção de mesa".
 

CONDUTORES:

  • MARTIN PINEDO:
      É um xamã andino nascido em Paccopata, o lugar dos Paccos (xamãs), na terra sagrada dos Inkas. Quando criança pastoreava animais no momento em que foi atingido por um raio, que o deixou quase morto. Dentro da tradição andina ele foi alcançado por Chokechinchay, a deidade que governa os fenômenos naturais, e foi assim escolhido para ser um servidor de Pachamama e a voz dos espíritos das montanhas sagradas, os Apus. Ao deixar seu povoado, um Condor voou sobre sua cabeça e a partir dali começou a ser chamado de “el Condor” de Paruro.
Saiu de seu povoado quando tinha 15 anos, cursou os estudos em Cusco e logo entrou na Universidad para estudar elétrica, porém os Senhores do Destino não quiseram assim. Conheceu Maria Sanches neta de Benito Koriwaman, se casou com ela e assim começou aprender a medicina nativa andina até nossos dias.
Ele tem o dom incrível de fazer leituras de folhas de Coca, também realiza curas e limpezas energéticas usando as forças da natureza.
Seus “maestros” foram Don Benito Koriwaman (Águia Dourada), Natico Challaico esposa do “maestro” Challaico e também conheceu e trabalhou com Melchor Deza, um xamã de Wasao um povoado de curandeiros andinos.

  • MARCO NUÑEZ:
      Nascido em Cusco, Peru, desde pequeno vivia no campo com seus avôs, e sempre que podia saia de casa para estar com os nativos e aprender seu idioma e tradição. Após encerrar o curso médio começou a trabalhar fazendo viagens a selva onde aprendeu muito da vida e tradição ancestral, logo ingressou na Universidade onde estudou Administração de Empresas e Turismo.
Após concluir os estudos começou a trabalhar como guia nas altas montanhas, conduzindo grupos caminhando mais de 30.000 quilômetros nos Andes Peruanos, Bolivianos e Equatorianos, adquirindo experiência e paixão pela tradição andina.
Trabalhou com inúmeros curandeiros nos Andes, na selva, nas montanhas e na costa, que mostraram suas medicinas e paixão pela arte que praticavam. Agora é considerado um estudioso e portador da tradição andina de mais de 5.000 anos, a qual segue praticando e se orgulha de ser a voz dos curandeiros, além de desenvolver a sua própria medicina baseada nas experiências de mas de 15 anos com os “Maestros” andinos.


Recomendações e Preparação para a Jornada Xamânica Andina

Por favor, sigam estas instruções ao preparar-se para as cerimônias e sessões individuais que experimentará durante a jornada.
Preparação de mente, corpo e espírito:
   I.          Nas duas semanas anteriores aos eventos diminua a ingestão de substâncias tais como álcool, nicotina, carne vermelha, cafeína, açúcar e similares. E aumente o consumo de água, comida fresca e pratique a moderação em todas as áreas (diminuir atividade sexual).
   II.          Continue tratamentos médicos e o uso de medicamentos, as práticas meditativas e de cura/saúde pessoal.
   III.         Procure manter a concentração, o silêncio e o respeito na hora das cerimônias.

Preparação para sessões individuais
Horário de chegada: esteja presente 15 minutos antes do horário de seu atendimento xamânico, de maneira tranquila e silenciosa. Perceba que, devido a especificidade e adequamento do atendimento às necessidades e complexidades de cada paciente, talvez  sua sessão pessoal não comece, ou termine, segundo o planejado. E por isto sua paciência e compreensão são apreciados (benvindos).  Traga um caderno e caneta para registrar suas experiências e as instruções que lhe forem dadas. Segui-las trará um maior benefício do que simplesmente participar do evento, pois promoverá uma cura continuada.

Use roupas claras e confortáveis;
Leve sua própria “Mesa” ou objetos sagrados para serem abençoados;
Após a sessão, é recomendado  que reserve um tempo para reflexão, tomar nota de suas observações, hidratar-se, facilitando o processo de compreensão da experiência e o aterramento, a volta ao cotidiano.
 
NOTA: Don Martin fala somente espanhol e quéchua, mas seus tratamentos falam a linguagem universal da energia. Intérpretes estarão presentes sempre que disponíveis.

Sugestões e preparação para a vivência e cerimônias:

Use roupas confortáveis, claras e que permitam completa movimentação. 

Obs.: Tradicionalmente oferecem-se pequenos presentes com símbolo sagrado de reciprocidade, aos xamãs. É um presente do coração. Sugerimos doces, chocolates, abraços, sorrisos e dinheiro. Tenha em mente que eles não podem exceder o peso da bagagem ou transportar itens frágeis.

Fotografias não são permitidas durante as sessões pessoais, vivência ou cerimônias. Haverá momentos destinados ao registro fotográfico. Isto se deve aos xamãs considerarem fotografias como ladras de energia. 
Data: 3 e 4 de dezembro.
Horário: Das 9 às 17 horas (o intervalo para almoço será às 13:00).
Local: Tribo Terra - SMDB Cj. 01 Lt. 9D, Lago Sul / Brasília-DF
Energia de troca para a Vivência com os Xamãs Andinos: 
R$ 320,00 (com almoço incluído);
R$ 250,00 (sem almoço).

Obs.: Os valores acima devem ser pagos até o dia 15 de novembro.
Valor do atendimento xamânico: R$ 150,00. Os atendimentos serão realizados nos dias 5 e 6 de dezembro.
Solicitamos que nos envie seu nome completo para efetuarmos a sua reserva, pois as vagas são limitadas.

Abaixo segue as Informações bancárias relativas ao depósito que deverá ser realizado até o dia 30 de novembro:
Crédito: Wagner Frota Correia de Sousa
CPF: 387983954/91
Banco Santander: 033
Agência: 4515
Conta: 01000307-6

Após o depósito enviem uma cópia do comprovante para o e-mail abaixo.

Reservas e informações: wagner@xamanismo.com
 

VAGAS LIMITADAS !!!

Kaykuna Llapa Wakekuna (Somos todos irmãos).

                                                 Munay,
                                                               
                                                                  Wagner
 
Visite nosso site: www.xamanismo.com

André Trigueiro no "Mundo Sustentável".

Uma TV em favor da vida

André Trigueiro
Professor, jornalista e autor do livro "Mundo Sustentável"
http://paposustentavel-jor.blogspot.com/2011/10/uma-tv-em-favor-da-vida.html

 
    Nunca faltou espaço na televisão para revelar com chamadas alarmistas e imagens espetaculares as maiores catástrofes ambientais da atualidade : aquecimento global, vazamentos de óleo, enchentes, queimadas, etc. Quem depende da televisão para estar bem informado terá certamente mais motivos para acreditar que o mundo está chegando ao fim, que a humanidade não tem jeito e que o apocalipse é fato consumado.

    Deveríamos prestar mais atenção aos efeitos colaterais causados por esse gênero de cobertura que esvazia a esperança, dissemina o pessimismo e desmobiliza os esforços na direção contrária. Se é verdade que experimentamos uma crise ambiental sem precedentes, também é verdade que jamais na História empreendemos tantos recursos humanos, financeiros e tecnológicos para corrigir o rumo. E isso precisa aparecer na televisão, de preferência ocupando outros espaços que não apenas o da última notícia, geralmente aquela que distoa da média dos assuntos destacados como importantes, pelos altos teores de “leveza e positividade”.

    A sugestão também vale para roteiristas de novelas, minisséries e seriados. O que alguns poucos já fazem com extremo talento quando despertam a sensibilidade dos telespectadores para assuntos do cotidiano como violência urbana, crianças desaparecidas, dependência química, homossexualismo, etc, poderia ser replicado com mais frequência na exploração de alguns temas ambientais.

    Em minisséries como “Amazônia” ou novelas como “Pantanal” a questão ambiental se confunde com o próprio enredo da trama, tendo como viés o preservacionismo. O desafio maior está em descobrir como os grandes temas urbanos na área da sustentabilidade podem inspirar parte da trama, como por exemplo a especulação imobiliária (33 anos depois depois de “O Espigão”, de Dias Gomes, o tema continua tão atual quanto ausente no vídeo), a escassez de água doce e limpa, a necessidade de investir em novas fontes de energia para enfrentar o aquecimento global, reaproveitamento dos resíduos, ausência de transporte público de qualidade, entre outros assuntos.

    É possível criar personagens que não sejam estereotipados – ambientalista vestido de verde no melhor estilo “bicho-grilo”, ou usando roupa safári , ou ainda panfletário do tipo ecochato – e que estejam antenados com as grandes questões ambientais da atualidade em diversas situações. Pode ser motorista de táxi ou advogado, empresário ou sacerdote. Na vida real, esses assuntos já deixaram o gueto dos ecologistas, cientistas e biólogos para ganhar o mundo.

    Seria ótimo aproveitar os programas infantis para disseminar com criatividade e talento os conceitos do consumo consciente. Livrar a criança do risco de vir a ser um consumidor compulsivo de produtos e serviços que a publicidade apresenta como necessários sem que na verdade sejam. Educadores ambientais poderiam ser consultados com mais frequência e regularidade em relação aos conteúdos produzidos para a garotada miúda. Este país em que a televisão alcançou um nível de sofisticação e qualidade reconhecidos internacionalmente é o mesmo que detém o maior estoque de água doce e limpa, a maior floresta tropical úmida, a maior quantidade de terra fértil disponível, entre outros indicadores importantes, todos ameaçados pela má gestão dos recursos naturais.

    A televisão já realiza um serviço de extrema importância no diagnóstico dos problemas ambientais e na sinalização de rumo e perspectiva. Mas o senso de urgência revelado por inúmeros relatórios científicos que denunciam o risco iminente de colapso nos sistemas naturais que sustentam a vida, sugere atenção: talvez possamos fazer mais e melhor.



Fonte: www.mundosustentavel.com.br

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pensamentos de Sandra UGA

Pensamentos de sandra UGA
Entre o CÉU e a TERRA existe um espaço de infinita grandeza.
Entre EU e VOCÊ existe o PENSAMENTO.(SandraUGA)

Mais vale acordar com a luz do Sol, do que ter uma noite em Branco.

Se permita errar, somente de vez em quando, para não se torna um HÁBITO.

Quanto mais envelheço, mais quero me sentir jovem.
A mente vai longe, mas o corpo não consegue acompanhar.

Que todas as pessoas do Mundo se revelem em suas sacralidades.

CAMPANHA ÁLCOOL 0% TOLERÂNCIA ‘0’ JÁ.(Louro José)

Na Dinamarca será construída uma pista de esqui em cima do LIXO. Isto que é um LUXO. (notícia do Jornal Nacional)

Não conhecemos nem mesmo nossos filhos. (Sandra UGA)

Ficar FELIZ é se presentear.

OI. É CLARO que não VIVO mais sem fazer um TIM. (Sandra UGA)

Festejar sem bebidas alcoólicas é ter bom senso com sua alegria.
Festeje sem bebidas alcoólicas, seja NATURALMENTE FELIZ.(SandraUGA)

A cada dia me VEJO mais integrada com a VIDA.

Sorria mesmo que seu sorriso seja triste, porque a tristeza de não saber sorrir é ser um ANIMAL!!!!.(SandraUGA)

Não sinta vergonha de ser tímido. É preferível à ser um viciado descolado. (Sandra UGA)

Quando olho para o PASSADO vejo o quanto JESUS me abençoou.
Quando olho para o PRESENTE vejo que Ele CONTINUA a me abençoar.






terça-feira, 25 de outubro de 2011

ATITUDE CONSCIENTE A FAVOR DA VIDA. CARA VOCÊ É D+

Contribuição Papo Sustentável

http://paposustentavel-jor.blogspot.com/2011/10/trigueiro-jornalista-analfabeto.html

André Trigueiro: jornalista analfabeto ambiental não cumpre sua função


Confira a segunda parte da entrevista com o jornalista da Globo News e autor do livro "Mundo Sustentável", André Trigueiro, para quem "passar quatro anos em um curso de comunicação sem ter nenhum conhecimento sobre meio ambiente significa que você, enquanto jornalista, será um analfabeto ambiental".
    Trigueiro também fala sobre o engajamento na cobertura do meio ambiente. Ele classifica tal atitude como uma "parcialidade em favor da vida".

Estrume vira Energia.

Energia gerada por estrume de vaca é economicamente viável

Cientistas de Vermont, nos Estados Unidos, concluíram que é possível abastecer parte do estado com o combustível alternativo

Getty Images
Gado bovino
Esterco produzido diariamente por uma vaca é o suficiente para alimentar duas lâmpadas de 100 wattz por 24 horas
Um estudo recente apresentado por pesquisadores do estado de Vermont, nos Estados Unidos, sugere que a eletricidade gerada a partir do estrume de vacas pode ser economicamente viável.
Durante sete anos, os cientistas pesquisaram seis propriedades leiteiras e conseguiram produzir 12 milhões de quilowatts de eletricidade por ano. O estado é conhecido no país por sua grande área agrária, com muitas vacas e fazendas leiteiras.
O processo de produção de energia se dá de maneira simples. O esterco é depositado em um digestor anaeróbico e lá permanece por 21 dias, em uma temperatura de 100 graus. As bactérias ali contidas convergem os resíduos em gás metano, que sobe pela tubulação e alimenta um motor de gás natural modificado, que por sua vez produz eletricidade. Os resíduos de uma vaca – cerca de 30 kg por dia, são suficientes para alimentar duas lâmpadas de 100 wattz por 24 horas.
O consumidor que optar pelo Power cow - como é chamado o combustível, poderá comprar sua energia com as fazendas participantes, tornando viável uma nova fonte energética e de uso renovável. Para o estudo, 4.600 clientes adotaram o sistema, pagando um adicional de US$ 0,04 por quilowatt-hora, ou cerca de US$ 470 mil dólares por ano.
Os resíduos sólidos que saem do digestor são processados e vendidos como fertilizante para fazendeiros da região.O estudo conclui que o sucesso do Power cow depende de uma série de fatores. Para torná-lo viável, é necessária uma grande parceria entre órgãos governamentais, consumidores e fazendeiros.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Universidade cearense expõe casa de plástico movida a gás de cozinha

contribuição Revista Exame

Universidade cearense expõe casa de plástico movida a gás de cozinha

Imóvel de 45 m² foi todo construído com plástico reciclável, de garrafas PET e plástico similar.

Divulgação/Unifor
Casa de plástico
A casa divide-se em um quarto-escritório, um banheiro e sala e cozinha integradas
São Paulo - Uma casa de plástico, que gera energia, está aberta para visitação na Universidade de Fortaleza (Unifor), Ceará. A construção é uma iniciativa da empresa Nacional Gás, que conseguiu converter gás de cozinha em energia elétrica.
O projeto foi desenvolvido através do Núcleo de Tecnologia da Combustão (NTC). O imóvel de 45 m² foi todo construído com plástico reciclável, de garrafas PET e plástico similar. A casa divide-se em um quarto-escritório, um banheiro e sala e cozinha integradas.
Para fazer as paredes da casa sustentável foram usados placas de plástico, que são preenchidas com isopor e encaixadas por uma estrutura metálica. Até o piso, que é mais rígido, também é feito de plástico.

OFICINA DE BARRO - ARTETERAPIA NA FLOR DA MANHÃ.


http://espacoflordamanha.blogspot.com/2011/10/oficina-e-vivencias-de-arteterapia-e.html

E ACONTECEU!!! E FOI ASSIM.....

ARTETERAPIA
OFICINA DE BARRO
Arte = Agir
Terapia = transformação
Arteterapia = Ação de transformar através da arte



A Oficina De Barro é um Processo Terapêutico que, através de atividade lúdica, amplia a criatividade e o potencial pessoal, onde a expressão artística é desprovida de valor estético, preocupada apenas em dar forma concreta ao imaginário simbólico.

A possibilidade de livre expressão de cada individuo, objetivando a recuperação de sua capacidade criativa é o principal a ser valorizado neste processo. O processo de criação é mais rico do que a obra.

Modelar a emoção põe a energia em movimento, traz a relação, o diálogo e o encontro com a natureza mais profunda, com o criativo. (Regina Chiesa)

Iemanjá - proteção

cenário - contemplação

mão andarilha

rolo - fogo que arde

baú - resguarda

madona - acalenta

Sereia - liberdade

luz/sombra - unidade


Medo, angústia, preocupação, coragem, amor, compreensão.
A mãe que protege, que reza e que dá benção!
O ninho é cheio, o coração é grande no mar da imensidão.
O infinito, o belo a proteção sem medo do medo e nem da escuridão.
Fazer agora na mutação.
Germinar a semente, colher os frutos da plantação.
grandeza, proeza,esperteza e superação.
Conquista,confia na proteção!!!!
(Regina Melo)


MÃO ANDARILHA
Assim como a palavra que toma a forma de brinquedo,
 como dizia o poeta,
a vida na mão de uma criança
cuja rica infância empinando pipa ou curica
improvisos faz inventos,
 inventa livre criação
de menina olhando joaninhas
ainda olha o mundo hoje
sob prisma colorido
sob a proteção de seres de luz.
(Ana)  

MÃE .... SEREIA
TERRA ....... MAR
FILHOS....... SEDUÇÃO
PÉ.......... CALDA
É na Terra que os pés dançam a música da natureza.
É na água que as emoções fluem e os sentimentos se refletem
seduzindo as crianças que dançam.
CRIA........CRIANÇAS
ONÇAS.......TIGRES
SEREIAS E MÃES
NATUREZA NA TERRA.
(Sandra Mara Boeschenstein )

ARTETERAPIA - OFICINA DE BARRO - 22/10/2011

 “Dando forma à argila, ele deu forma à fluidez fugidia de seu próprio existir, captou-o e configurou-o. Criando, ele se recriou.”. Fayga Ostrower
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...