segunda-feira, 30 de maio de 2011

EDUCAÇÃO PARA A VIDA.

E a VOCAÇÃO onde fica no ensino atual!?
 É preciso com a máxima urgência Atitudes que realmente façam a diferença para uma vida melhor e dentre centenas escolhemos a VOCAÇÃO como Atitude básica para sermos verdadeiramente cidadãos conscientes no Mundo.


♦ Educação de Valores para todos, sem educação não há solução, mas essa Educação não é “enciclopédica”, de informações inúteis que nunca serão empregadas no decorrer de sua vida. Um exemplo de Educação para a vida é a que Sri Sathya Sai Baba deixou em seus ensinamentos. É uma Educação que revela as atitudes essências para se viver plenamente e integralmente.                                                                                                                                                                                    

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
 A Organização Sri Sathya Sai visa a transformação do indivíduo através da prática dos Valores Humanos:
Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência.
Existem muitos recursos para ser aplicada imediatamente como Uma Educação de Valores para a Vida.
 Gastamos muitos anos de nossas vidas estudando e quando saímos do 2º Grau do nível médio não sabemos fazer nada e não temos perspectiva profissional nenhuma e quando saímos da Faculdade continuamos sem muitos recursos e pouquíssima prática profissional segue-se uma nova maratona para termos chances no mercado de trabalho, fazendo Pós-Graduações, Mestrado e os anos vão passando, com sorte teremos terminado a tempo de estudar para passar num bom concurso e sua VOCAÇÃO ficou no caminho inverso da verdadeira função da Educação que é formar cidadãos comprometidos em valores necessários para uma vida plena e feliz.


 Não podemos perder tanto tempo estudando coisas inúteis que não servirão para nada em nossas vidas ou acumulando conhecimentos que acabam distanciando-nos de nossa essência.



Os jovens antes de tudo precisam aprender como reagir às emoções sabendo controlá-las, evitando a violência e o descontrole emocional, saindo do seu centro e reagindo precipitadamente sem pensar nas consequências de suas atitudes. 
Ensinar as crianças e aos jovens os aspectos comportamentais e principalmente espirituais porque sem este fica difícil entender o ser humano em sua integralidade. É preciso mudanças no ensino de hoje, não é aumentando a carga horária sem um critério específico de qualidade no conteúdo vivencial do educando que conseguiremos alcançar os verdadeiros objetivos de se ir à escola.


 É de fundamental importância à integração da Psicologia Transpessoal, todo aluno precisa se conhecer em todas as suas funções existências; sentimento, pensamento, emoções e despertando a intuição para um desenvolvimento natural. Poderíamos definir também como um ensino que visse o indivíduo como um Ser que além do aspecto físico possui Mente Alma e Espírito, o que nos diferencia dos outros animais.




 O que ocorre hoje no ensino é que negligenciaram a questão mais importante que é do Ser Espiritual, confundiram com Religião, mesmo assim o ensino Religioso deve ser revisto em seu contexto mundial com ênfase na diversidade ecumênica existente para que todos estudem e compreendam as diversas doutrinas religiosas possibilitando um maior entendimento e respeito na compreensão dessas questões.



O ensino atual entope o cérebro das crianças e dos adolescentes em muitos casos não permitindo o livre expressar ou o desenvolvimento do potencial criativo latente em cada ser que pensa. É um verdadeiro embotamento das ideias é como entupir o cérebro de entulhos e acaba esquecendo-se da essência nata que com algum apoio pode eclodir, desabrochando a verdadeira VOCAÇÃO ou MISSÃO de vida ou mesmo tendo consciência se Si como um Ser Integral e Cósmico, isso representa a nossa responsabilidade quanto às Atitudes que geramos dentro do contexto Universal.


O que acontece há décadas no ensino é a castração da criatividade nata é a poda do potencial criativo que, com  muito custo, emerge em alguns alunos diferenciando-os da maioria por conseguirem de alguma maneira mostrar seus talentos sendo que todo ser humano têm latentes tudo aquilo que ele precisa para se expressar com criatividade, descobrindo seus dons, sua genialidade, mas como são submetidos a uma enxurrada de conteúdos fora de propósito, acabam seguindo uma outra estrada cheia de distrações que o impedem de achar o caminho que o possibilitará encontrar o seu verdadeiro sentido de vida. Quantos anos são perdidos em função de um ensino que não corresponde à verdadeira necessidade básica do ser humano de ser feliz usando seu potencial criativo e se expressando integralmente corpo, mente e espírito.  
Nós somos antes de tudo, seres Espirituais Complexos e usamos as diversas formas de energia para experimentarmos todas as possibilidades que são infinitas na evolução do processo  criativo de DEUS.
Sandra UGA



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