sexta-feira, 12 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO PARA A PAZ - OUTRAS OPINIÕES E DA UGA.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/449/345

Educação para a paz segundo Paulo Freire
RESUMO. Ana Maria Araújo Freire, com o artigo “A educação para a paz”, segundo Paulo Freire, quer mostrar que, para este educador, a paz esta intrinsecamente associada aos processos de transformação social pelos quais se torna possível superar a violência, instaurar a justiça, promover a igualdade e o respeito à dignidade da pessoa humana como condição para a paz. Não existe paz sem educação para a paz e sua implicação de ordem ética com justiça e realização pessoal e social.
Descritores. Educação para a paz; justiça social; superação da violência.



 
TÉCNICAS PARA CONSTRUÇÃO DA PAZ

http://www.evirt.com.br/desafio/cap14.htm
Não se pode erradicar a violência da sociedade, da forma como se tentou até hoje, atacando-a no efeito. É preciso atacá-la no seu nascedouro, na origem, na causa. E, para isso, precisamos saber onde ela nasce; coisa que a escola convencional não ensina às crianças. Não ensina, porque não sabe. E não sabe porque não quer saber a verdade, a crua realidade dos fatos.
E por incrível que pareça, qualquer indivíduo pode erradicar de dentro de si mesmo os germes da violência; para isto, basta saber como. E o saber como, até hoje, a escola não ousou ensinar, porque não aprendeu ainda. E, para ensinar isto ao ente humano, a escola precisaria ter uma didática concreta, que orientasse o estudantado a maneira correta de combater a violência na causa por meio da dissolução dos seus eus inumanos, do seu ego.
Para acabar com a violência social é preciso que a escola ensine aos alunos, crianças e adolescentes, entre estes aqueles que ainda não se tornaram demasiadamente violentos, a maneira como não se prostituírem socialmente com a violência generalizada do mundo adulto; a não se tornar violento, como mais uma vítima do sistema. E, é preciso ensinar, a quem já se contaminou com os vírus da violência, com os eus da ira, da ambição, da inveja, da preguiça, da gula, da luxúria, do orgulho, etc., a técnica de erradicação deste defeitos, por intermédio do sistema de revolução da consciência, que começa com a prática de auto-observação de si mesmo. É preciso ter a coragem de ensinar às crianças que a violência de concentrar bens materiais, no modelo econômico injusto, é responsável pela violência escolar, pela violência infanto-juvenil, pela violência senil, pela violência social, pela violência familiar, racial, etc.; e, mostrar onde ela inicia, no interior de cada um de nós mesmo, através dos agentes componentes do ego.
Para estancar a violência vigente, seria necessário promover a transformação do modelo econômico que aí está. Mas, para transformar este modelo vigente, promotor da violência pluridimensional, é preciso transformar o homem que o dirige. E, este não se transforma sem a erradicação do ego de dentro de si mesmo.
Uma verdadeira educação, para elevação do homem e da sociedade ao grau de HUMANO, começa por ensinar o aluno a destruir dentro de si mesmo os aspectos animalescos que possui o ego, o germe de todos os males, raiz da violência pluridimensional.
É preciso uma didática concreta de dissolução destes eus geradores de defeitos, para ensinar ao homem erradicar do interior de si mesmo o germe da ambição e todos os outros eus engendradores de todo tipo de violência. É preciso educá-lo com aquela educação que possui a inteligência vegetal; da árvore produz frutos para alimentar não só a si mesma, mas a todos os demais seres vivos da biomassa. E o homem cria um sistema econômico violento, que lhe permite usar o trabalho de outros homens em benefício próprio; assim, consegue ajuntar só para si, por possuir em seu interior os agentes danosos da ambição, tudo aquilo que a árvore produziu universalmente para todos os demais seres vivos. E depois dizem que o indivíduo de hoje, concentrador do grande capital, é moderno, evoluído, coisa e tal.


A violência, a indisciplina e a desordem caótica, são frutos da sub-educação, da permissividade dos pais, da despersonalização da culpabilidade, etc. Os pais e a escola, ausentes, têm produzido cidadãos delinquentes; uma legião de seres desajustados, esquizofrênicos, irresponsáveis, etc. É preciso que os governos e a sociedade em geral acreditem no que Pitágoras disse há cerca de 2.000 anos a respeito da educação: "Educar as crianças de hoje, para não ser preciso castigar os homens de amanhã." Porque os jovens não nascem delinquentes. Os germes da delinquência, que residem em sua psique, ao invés de serem germinados por falta de educação, como geralmente ocorre, podem ser transformados pelo filtro da mesma. Porque todos são educáveis, sem distinção de raça, sexo, cor, classe social e de faixa etária. Basta, para que isso ocorra que haja priorização da educação, como meio de elevação dos parâmetros éticos do ente social. Trata-se de fazer a educação na escola, nos meios de comunicação, nos sindicatos, na família, etc., que os resultados serão altamente positivos.
 É necessário montar um sistema embasado nos valores educacionais; onde o aluno deve ser levado a conhecer a verdade, acerca de todas as coisas e de si mesmo. Então, a escola deve informar ao aluno que a violência tem origem no ego; que este quem engendrou o modelo econômico que ai está para propiciar uma distribuição injusta de renda. Ego, que por sua vez, dá origem à miséria, ao desemprego, à favelização dos sem-nada e à violência em geral. Também deve ser ensinado que, por outro lado, o modelo econômico vigente, na forma de capitalismo voraz, na sua etapa apocalíptica, e que é o grande responsável pelo desequilíbrio social, tem sua origem na hipertrofiação do ego.
Porém, se o ente humano for transformado pelo filtro da educação, dialeticamente à luz da ética, se tornará em uma poderosa força motriz agente de todas as outras transformações que virão em decorrência.

EDUCAÇÃO PARA A PAZ - EDUCAÇÃO DE AMOR AO MUNDO JÁ.

Postado em 26 de junho de 2011 por Sandra UGA 

EDUCAÇÃO PARA A PAZ
EDUCAÇÃO DE AMOR AO MUNDO JÁ



Por meio da Educação para Paz, respeito aos nossos semelhantes e conservação e preservação do meio ambiente poderemos trazer ao mundo a chave que abrirá as portas de um novo mundo e da consciência humana. A Educação para Paz é a medida mais adequada de resolvermos muitos dos problemas que o mundo enfrenta. Se não expandirmos nossas consciências estaremos fadados a sucumbir e nada restará a não ser a treva de nossa própria ignorância, egoísmo, comodismo e ambição.
Educação no sentido de evoluirmos em integração permanente com todos os seres deste planeta. Devemos olhar para o outro e ver nele um espelho de nossas fraquezas ou de nossas potencialidades, porque todos nós somos feitos da mesma matéria e por tanto somo farinha do mesmo saco. É dessa farinha que se faz o croissant, o pão doce, a bisnaga, o bolo e na verdade são todos confeccionados com diferenças em produtos agregados, mas a principal matéria é a farinha e sabendo-se que não há diferença básica de nossa substancia essencial poderemos nos entender com mais harmonia e respeito aos nossos semelhantes e consequentemente ao meio em que vivemos.
É de fundamental importância para o Mundo neste momentum quântico que nos sensibilizemos e cuidemos mais de nós mesmos, de nossos irmãos e do nosso Planeta.
Quando se diz Educação para a Paz entende-se que esta Educação engloba também o Amor, o Respeito a todos os seres existentes neste Planeta e a Proteção e Conservação do Meio Ambiente.
Educação para a Paz o Amor e Respeito ao Mundo em todos os lugares começando em nossa própria casa, nos condomínios, casas e residências já.
Educação para a Paz nas Escolas já.
Educação para a Paz nas Universidades e Faculdades já.
Educação para a Paz nas Repartições Públicas já.
Educação para a Paz nos Presídios, penitenciárias, cadeias já.
Educação para a Paz para os que infringem as leis já.
Educação para a Paz para as Torcidas Organizadas de Times de Futebol com a máxima urgência, porque é inadmissível o vandalismo e a confusão que vemos acontecer nos estádios e a rivalidade que mata, por isso é preciso medidas socioeducativas e educação para a paz já.
Educação para a Paz para Fazendeiros, Produtores e Criadores já.
Educação para a Paz para Empresários, Profissionais Liberais já.
Educação para a Paz nas Industrias, Fábricas e no Comércio já.
Educação para a Paz para Todos os Motoristas de todos os tipos de veículos, caminhão, motos, carros de passeio, ônibus todos os motoristas precisam com urgência além da escolinha do DETRAN de aprenderem o novo código da Paz e Respeito a todos os seres vivos.
Educação para a Paz é esta a chave de um novo Mundo que possibilitará Atitudes dignas para que todos sem exceção tenhamos em nossas vidas mais muito mais Amor, Respeito e Dignidade.
Enquanto isso vamos fazendo nossa parte, se cada pessoa que tem consciência básica dessas Atitudes de Paz e Amor aos nossos semelhantes e ao planeta contribuir plantando as sementes da Paz, do Amor, do Respeito, da Conservação e Preservação do Meio Ambiente logo estaremos colhendo o fruto que alimentará o mundo em todos os seus aspectos e poderemos quem sabe com esta Atitude Salvar o Mundo. Pense e aja já.
Sandra UGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...