sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia da Terra por um planeta mais sustentável

Dia da Terra por um planeta mais sustentável




22 de abril é o Dia da Terra. Saiba mais detalhes sobre a data

No próximo domingo, dia 22, será comemorado pela 42ª vez o Dia da T
erra. A data foi criada em 1970 pelo senador e ativista ambiental americano Gaylord Nelson.
Após uma série de desastres e tendências ocorridas na década de 50, nos Estados Unidos, cientistas começaram a dar mais atenção à maneira como a rápida industrialização estava afetando o meio ambiente. Com o propósito de abrir discussões sobre a preocupação com a fome em massa, o grande crescimento populacional, a poluição do ar e da água e a preservação dos recursos naturais do planeta, surgiu o movimento ambientalista.
A primeira manifestação aconteceu no dia 22 de abril de 1970, com a iniciativa do senador Gaylord Nelson e a participação de milhares de pessoas, principalmente estudantes de segundo grau e universitários. O foco do movimento era a criação de uma agenda ambiental e, felizmente, a pressão dos manifestantes atingiu seu objetivo quando o governo dos EUA criou a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency).
Antes apenas comemorado nos Estados Unidos, o Dia da Terra ganhou cunho internacional só no início dos anos 90, quando mobilizou cerca de 220 milhões de pessoas em 141 países.
Este ano, a data traz a campanha “Mobilizar a Terra” que pretende reunir vozes do mundo inteiro em protesto aos governos que não estão fazendo sua parte na preservação do planeta por um futuro mais sustentável. As comemorações de 2012 pretendem reunir cerca de 22 mil parceiros em 192 países por maiores recursos para energias limpas.
Há outras campanhas, como a “Renewable Energy for All”, que pede apoio para aproveitamento de energias renováveis e soluções no evento Rio+20, que também vão aproveitar a data para divulgar suas propostas.
O Dia da Terra não pertence a nenhum órgão ou entidade. Trata-se de uma festa que pode e deve ser comemorada livremente por qualquer um em qualquer. Além disso, tornou-se um importante acontecimento educativo e informativo para a avaliação de problemas e soluções relacionadas ao meio ambiente.
Veja também:
-Hora do Planeta será vista do espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...